Após ter passado por uma cirurgia de catarata no olho esquerdo, nesta sexta-feira (30), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), retornará ao trabalho na segunda-feira (2).
A informação foi divulgada pelo Palácio do Planalto, por meio de nota. “O procedimento, no CBV Hospital de Olhos, em Brasília, ocorreu sem intercorrências, e o presidente recebeu alta hospitalar”, diz o comunicado.
“Ele permanecerá esta sexta-feira e o fim de semana na Granja do Torto e retorna às atividades de rotina na segunda-feira. O presidente segue com acompanhamento habitual pelas equipes médicas lideradas pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e pela Dra. Ana Helena Germoglio”, completa a nota.
O procedimento desta sexta-feira (30) é o segundo desse tipo pelo qual o presidente passou. Em 2020, antes de retornar ao Palácio do Planalto, o petista se submeteu à mesma cirurgia, mas no olho direito.
Lula chegou ao hospital para a nova operação por volta das 7h20 e deixou a unidade de saúde às 10h.
O que é catarata?
A catarata é uma doença que torna opaco o cristalino do olho, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Quando essa membrana é afetada pelo embranquecimento — normalmente relacionado ao envelhecer —, a capacidade de enxergar pode ficar comprometida.
Essa condição é a causa mais comum de cegueira e deficiência visual. Além da idade, fatores como lesão ocular, inflamações, glaucoma ou diabetes podem causar o desenvolvimento da catarata. Fora isso, a doença também pode ter ligação com o uso de esteroides, a exposição à radiação e o tabagismo.