Dois graves acidentes registrados neste final de semana, envolvendo motociclistas e animais soltos em vias públicas, resultaram na morte de duas pessoas no Piauí. Diante dos casos, a 1ª Promotoria de Justiça de Jaicós expediu uma recomendação oficial a 4 municípios da região para que adotem medidas imediatas de controle, fiscalização e recolhimento de animais soltos em vias públicas.
A recomendação foi direcionada às prefeituras de Jaicós, Campo Grande do Piauí, Patos do Piauí e Massapê do Piauí. A medida faz parte do procedimento administrativo instaurado para investigar a ausência de políticas públicas voltadas ao controle populacional e manejo ético de animais, bem como os riscos à segurança pública e à saúde coletiva causados por sua presença constante em ruas e rodovias.
Entre as ações recomendadas pelo Ministério Público estão:
- Implementação de programas de castração e vacinação;
- Ações de educação ambiental;
- Criação de espaços adequados para acomodação temporária dos animais apreendidos;
- Reforço na vigilância sanitária e na prevenção de zoonoses.
Os municípios têm o prazo de 5 dias para informar o acatamento da recomendação e 90 dias para comprovar as providências adotadas. O não cumprimento pode resultar em responsabilização administrativa, civil e penal.
Acidentes fatais em Teresina e Altos
Em Teresina, na manhã de domingo (19), um homem morreu após colidir com uma vaca na avenida Poty Velho, na zona Norte da capital. Ele conduzia uma motocicleta no momento da batida. Com a força do impacto, tanto o motociclista quanto o animal morreram na hora. Um vídeo divulgado pelo portal A10+ mostra moradores saqueando a carne da vaca logo após o acidente.
Já na madrugada desta segunda-feira (20), o jogador Antony Ylano, de 20 anos, que atuava pelo Piauí Esporte Clube, morreu após colidir com uma vaca na cidade de Altos, ao Norte do estado. Assim como no caso anterior, o jovem estava em uma motocicleta. Ele teve morte imediata no local.