Baleia de quase 11 metros é encontrada morta e encalhada na Praia de Maramar, litoral do Piauí

Animal foi encontrado em estado avançado de decomposição e foi removido para o enterro

Uma baleia Cachalote foi encontrada morta e encalhada na manhã desta terça-feira (19), na Praia de Maramar, em Luís Correia, no Litoral do Piauí. O mamífero foi encontrado em avançado estado de decomposição por uma pessoa que faz parte do Instituto Tartarugas do Delta e que mora perto do local da ocorrência.

  

Baleia Cachalote de quase 11 metros é encontrada morta e encalhada em Praia de Luís Correia, no Piauí
Divulgação

   

A vice-presidente do Instituto Tartarugas do Delta, a bióloga Werlanne Mendes, contou ao A10+ que já foi iniciada a retirada do animal do local para que o mesmo seja enterrado. Segundo ela, a Prefeitura de Luís Correia disponibilizou uma retroescavadeira para essa operação.

 

Animal está sendo removido para ser enterrado
Divulgação

  

“Ele acionou a equipe de campo do Instituto Tartarugas Do Delta para iniciar a operação de retirada da carcaça da praia e posteriormente o enterro. Precisamos fazer isso durante a maré baixa. Ao receber as informações da equipe de campo, acionamos as instituições parceiras IBAMA, ICMBio, APA, policiamento ambiental e 24•BPM e principalmente a Prefeitura de Luis Correia, que prontamente disponibilizou uma retroescavadeira para essa operação”, disse a bióloga.

Werlanne contou ao A10+ que a baleia estava em avançado estado de decomposição e quando chegou à praia se partiu ao meio. “Pelo estado de decomposição avançada fica difícil de justificar a causa da morte. O animal tem aproximadamente 11 metros”, finalizou.