CAIXA atinge a marca de 2,5 mil unidades habitacionais contratadas no Piauí pelo MCMV Rural

Somente entre junho e agosto de 2025, o banco assinou mais de 1,2 mil contratos do programa com famílias que residem no campo

A CAIXA contratou, no estado do Piauí, entre janeiro e agosto de 2025, 2.509 unidades habitacionais pelo programa Minha Casa, Minha Vida Rural, em 51 municípios, incluindo três do Maranhão que ficam na área de atuação do banco na região. Somente nos últimos três meses, foram 1.236 novas casas. No acumulado de 2025, os valores ultrapassam R$ 188,1 milhões aplicados.

O superintendente de Rede da CAIXA no Piauí, Francisco Elizomar, avalia os números alcançados na região. “A grande quantidade de contratos assinados com famílias do campo pelo Minha Casa, Minha Vida Rural no Piauí é um passo significativo na inclusão que o Governo Federal vem fazendo daqueles que vivem e trabalham na zona rural. A CAIXA tem esse propósito de transformar a vida das pessoas, tanto na cidade quanto no campo ", afirma.

  

CAIXA atinge a marca de 2,5 mil unidades habitacionais contratadas no Piauí pelo MCMV Rural
Reprodução
   

Em municípios como Curralinhos, Bela Vista do Piauí e Murici dos Portelas, algumas casas já estão prontas e ocupadas pelos beneficiários. Uma delas é a de Franciele Reis, de 32 anos, agricultora familiar que vive na comunidade Poção de Cima, em Bela Vista do Piauí, e antes morava na casa dos pais. Na nova moradia há cerca de dois meses, ela vive com o esposo e a filha de dois anos. “Senti muita alegria e gratidão, tanto quando fiquei sabendo da seleção, como quando assinei o contrato. O sentimento de estar morando em casa própria é de felicidade, por estar realizando um sonho", conta Franciele.

  

Franciele Reis na porta de sua casa própria, na comunidade de Poção de Cima, já inteiramente mobiliada e decorada
Foto: Divulgação/CAIXA
   

Na mesma região, outra contemplada é a apicultora Andreia Coelho, de 25 anos, que junto do marido reside na nova casa do MCMV Rural desde junho deste ano. Ela relata que acompanhou as obras de construção do início ao fim, na expectativa de se mudar da casa da mãe e ter sua própria moradia. “É um sentimento de gratidão por ter agora um lar digno, um começo de uma vida nova. Agradeço a todos as lideranças e instituições pelo compromisso e empenho para que esse sonho se tornasse realidade", comemora Andreia.

Construção

As obras das moradias da MCMV Rural são realizadas no regime de autoconstrução assistida, no qual a própria família beneficiada fica responsável pela construção de sua unidade habitacional. Os beneficiários contam com apoio da entidade social que apresentou o projeto do empreendimento à CAIXA, sendo a organização também responsável pela seleção das famílias.

As unidades habitacionais são planejadas para possuírem área privativa de 40,35 m², distribuída em dois dormitórios, varanda, sala de estar/jantar, cozinha, banheiro e área de serviço. Todas devem contar com possibilidade de adaptação para pessoas com deficiência.

O programa também garante que o conjunto residencial tenha acesso por vias vicinais, rede de energia elétrica existente, solução de água por cisterna e sistema de esgotamento sanitário, com fossa séptica e sumidouro.

  

CAIXA atinge a marca de 2,5 mil unidades habitacionais contratadas no Piauí pelo MCMV Rural
Reprodução
   

Minha Casa, Minha Vida Rural

O MCMV Rural é um programa do Governo Federal para produção e melhoria de unidades habitacionais rurais, que utiliza recursos do Orçamento Geral da União (OGU). Os beneficiários são agricultores familiares, indígenas, comunidades quilombolas, ribeirinhas, pescadores, trabalhadores rurais e famílias que vivem no campo.