Caminhoneiro piauiense está desaparecido após desabamento de ponte entre o Maranhão e Tocantins

Até o momento apenas os documentos dele foram encontrados

(Atualizada às 12h38)

Kécio Francisco, um caminhoneiro do município de Demerval Lobão, no Piauí, está desaparecido após desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), ocorrido nesse domingo (22). A carreta em que ele transportava defensivos agrícolas caiu durante o desabamento da ponte, segundo revelou uma prima. 

Até o momento, apenas os documentos dele foram encontrados. A irmã do Kécio, o cunhado dele, e a esposa se deslocaram até Estreito, no Maranhão, para acompanharem de perto a situação. As buscas já foram retomadas após uma forte chuva que caiu na região na manhã desta segunda (23). 

  

Caminhoneiro piauiense está desaparecido após desabamento de ponte entre o Maranhão e Tocantins Reprodução

   

Até a noite de domingo, os investigadores apontavam dez desaparecidos. Duas crianças, de 3 e 11 anos, além de motoristas, um mototaxista e uma passageira compõem o grupo. Eles se somam a duas vítimas, que tiveram mortes confirmadas e um homem que foi resgatado e levado para atendimento médico em um hospital com uma fratura na perna. A família mantém esperanças que encontrará Kécio vivo. 

Conforme apurou o R7, o indicativo de que a água pode ter sido contaminada interferiu em atividades de mergulho. As equipes de buscas passaram a realizar apenas sondagens superficiais no rio.


Pelo risco de exposição à saúde, o grupo de apoio solicitou informações das substâncias junto à transportadora pela qual o caminhão fazia viagem. A confirmação orientará os próximos passos das equipes de busca, em ações que serão intensificadas logo pela manhã desta segunda-feira. Também está prevista a chegada de reforços: bombeiros dos estados do Tocantins e do Maranhão são direcionados para o local.

Entre as vítimas que não resistiram está uma mulher, de 25 anos e que era moradora da cidade de Arguianópolis, e um homem de 36 anos. A identidade dos dois não foi revelada. Um dos bombeiros que atua na operação afirmou à reportagem que o homem levado ao hospital. Ele estaria passando pela ponte junto com a mulher e a filha - as duas seguem desaparecidas.

O motivo da queda da estrutura ainda é investigado, mas todo o local foi interditado, conforme anunciou o ministro dos Transportes, Renan Filho. Rotas alternativas foram traçadas para caso de necessidade de locomoção na região.

O que aconteceu?

A ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA) desabou na tarde deste domingo (22) sobre o rio Tocantins. Pelo menos duas pessoas morreram e outra ficou ferida. Uma das vítimas fatais era uma jovem de 25 anos de idade.

  

Ponte que caiu ligava cidades entre Tocantins e Maranhão
PM/TO

   

Ao R7, o dono de uma loja que fica próxima à ponte informou que “dois caminhões caíram junto com a estrutura, além de uma moto e um carro pequeno”.

Rotas alternativas

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) informou que está avaliando as melhores alternativas de desvio de trânsito. O DNIT divulgou duas rotas alternativas para evitar a passagem pelo local:

Tocantins (195 km): Os usuários devem acessar a estrada que vai de Darcinópolis/TO a Luzinópolis/TO, chegar na BR-230/TO e seguir até o km 101 (cidade de São Bento/TO). Em seguida pegar a direita, sentido Axixá/TO e Imperatriz/MA.

Maranhão (125 km): Os usuários devem acessar a BR-226/MA em Estreito/MA até Porto Franco/MA. De Porto Franco/MA os usuários devem seguir pela BR-010/MA até Imperatriz/MA.