Campanha contra febre aftosa acaba nesta terça (30) no PI; secretário Fábio Abreu esclarece dúvidas

Segundo secretário, produtores que não participarem da campanha poderão ser multados

O secretário de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), Fábio Abreu, esteve nesta segunda-feira (29) no telejornal Bancada Piauí, da TV Antena 10, para comentar o final da campanha de vacinação contra a febre aftosa, que acaba nesta terça-feira (30), e que teve como meta vacinar 2 milhões de cabeças de gado.

O secretário reiterou a importância da participação de todos os criadores do Piauí e lembrou que essa data não será prorrogada de maneira alguma. 

  

Secretário de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), Fábio Abreu
Laura Parente/ A10+

   

“Estamos muito próximos do que nós esperamos. O que precisamos é nessa reta final termos a conscientização daqueles que ainda não vacinaram de preferencia vá diretamente logo a um ponto de venda dessas vacinas. Nós sabemos as dificuldades, entendemos algumas, mas não podemos dar nenhum dia de prorrogação e por isso que estamos fazendo essa luta final para que possamos ter a partir de então uma maior cobertura vacinal”, explicou.

Fábio Abreu disse que os dados ainda estão sendo apurados, já que os criadores podem cadastrar suas certificações de vacinação até o dia 15 de maio. Ele lembrou ainda que os criadores que não colaborarem com a vacinação serão multados.

“Estamos ainda em apuração, mas o que tenho conversado com o diretor geral da Adapi é que está bem próximo do que nós alcançamos no ano passado. Claro que todos nós queremos que chegue próximo dos 100%. Todos os produtores sempre colaboraram com as campanhas, mas aquele que não vacinar seu rebanho contra a febre aftosa vai ter multa razoavelmente altas e a impossibilidade de transitar com o animal. Aqueles que têm empreendimentos que precisam de financiamento não vão poder fazer”, informou.

  

Secretário da Sada esteve nesta segunda-feira (29), no telejornal Bancada Piauí, da TV Antena 10
Laura Parente/ A10+

  

O secretário aproveitou a oportunidade também para comentar sobre a política piauiense. O irmão de Abreu, Antônio Abreu, é o atual vice-prefeito de José de Freiras; segundo o secretário, a orientação é para que Antônio dispute uma vaga agora para a Câmara Municipal do município. 

“Em relação ao Antônio, que é o atual vice-prefeito, nós optamos a indicá-lo como pré-candidato a vereador em José de Freitas em oposição total ao atual prefeito, a situação de ingratidão por parte do atual prefeito fez também, dentre outros aspectos, nós tomarmos essa decisão de não acompanhá-lo em seu grupo”, finalizou.