Com casa cheia por três dias, a Campus Party Weekend Piauí encerrou sua segunda edição em Teresina confirmando a força do ecossistema local. Em 2024, foram 13.501 inscritos; neste ano, segundo a organização, 15 mil pessoas passaram pelo Centro de Convenções entre 10 e 12 de outubro. O crescimento de público e a diversidade de atividades — de oficinas e painéis a maratonas e eSports — reforçam a Campus como um dos principais encontros de tecnologia do estado e um cartão postal do Piauí no mapa brasileiro da inovação.
Ao fazer o balanço da edição, o secretário da Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA), André Macedo, descreveu o evento como uma iniciativa importante dentro da intenção de transformar digitalmente o Piauí. “A Campus Party deste ano foi um sucesso: milhares de pessoas puderam se aproximar da ciência, da inovação, da tecnologia e do empreendedorismo digital, debater temas atuais como a regulação da IA e acompanhar grandes nomes desse ecossistema. Esse evento integra uma política de Estado conduzida pelo governador Rafael Fonteles para fazer do Piauí o estado mais digital do Brasil, e estamos trabalhando para que a tecnologia chegue e seja familiar a todos os piauienses”, declarou.
“Trazer mais uma edição da Campus Party para o Piauí é muito especial, principalmente por reconhecer o esforço do estado em investir em inovação e tecnologia. O Piauí tem se destacado nesse sentido e realizar o evento aqui reforça a importância desse ecossistema. É gratificante ver a participação ativa do público, com milhares de campuseiros engajados em workshops, maratonas e debates, mostrando que estamos cumprindo nosso papel de inspirar e conectar pessoas com o futuro digital”, enaltece Francesco Farruggia, Presidente Global da Campus Party.
Para o presidente do Piauí Instituto de Tecnologia (PIT), Cristiano Vargas, a edição deste ano ampliou o alcance formativo. “Foi uma oportunidade de aprendizado para todos, especialmente para os alunos da Faculdade PIT, que vivenciaram, no próprio evento, trilhas de carreira, contato com empresas e desafios práticos. A Campus oferece um ambiente seguro para errar, testar e evoluir — e isso acelera a formação de talentos locais”, afirmou.
O diretor presidente da Investe Piauí, Victor Hugo, destacou o pipeline de projetos que emergiu das atividades. “Vimos cases de sucesso apresentados no palco e nos estandes, do protótipo ao produto, e fomentamos novas ideias por meio de ideathons, pitches e outros desafios. Nosso papel é ajudar essas soluções a ganharem mercado, conectando empreendedores a programas de apoio, capital e redes de clientes”, declarou.
Um Piauí mais digital
A Campus Party Weekend Piauí tem apoio do Governo do Estado por meio da SIA, da Investe Piauí, do PIT , e se insere no plano de transformação digital liderado pelo governador Rafael Fonteles. A agenda dialoga com ações como o Piauí Saúde Digital (Sesapi), o ensino de IA para estudantes da rede estadual (Seduc), os serviços do Gov.pi Cidadão (Etipi) e iniciativas próprias da SIA, como o CapacitIA — em parceria com a SEAD — que leva capacitação em IA para servidores e letramento digital para comunidades, incluindo pessoas idosas.
O que é a Campus Party
A Campus Party é um festival gratuito de tecnologia, criatividade e empreendedorismo com palestras, oficinas, experiências imersivas e competições. A edição “Weekend” reúne em poucos dias conteúdos como painéis sobre inovação e IA, arenas de eSports, robótica e drones, além de desafios de ideação e apresentações de projetos que aproximam o público do mercado e das novas tecnologias.