O médico Jacinto Lay, que pilotava um avião de pequeno porte que caiu no domingo (08), em Teresina, foi transferido na madrugada desta terça-feira (10) para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo. O estado de saúde, segundo apurado pelo A10+, ainda é considerado grave, mas estável. Keiliane Pereira dos Santos, de 27 anos, que passava pelo local em uma motocicleta e foi atingida pela aeronave, segue internada em estado grave no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).
Em nota, a Fundação Municipal de Saúde informou que os pacientes envolvidos no acidente com o avião foram socorridos pelo Samu e encaminhados ao HUT. Os dois pacientes que tiveram politraumatismo passaram por avaliação com vários especialistas e realizaram todos os exames necessários. O empresário Jacinto Lay foi transferido logo em seguida, a pedidos da família, para o Hospital São Marcos, unidade particular em Teresina; agora, o médico está no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
Jacinto Lay, de 50 anos, sofreu traumatismo cranioencefálico, fraturou as pernas e passou por cirurgia. A segunda paciente, uma mulher que não estava no avião, também apresentou quadro de traumatismo cranioencefálico. Seu estado de saúde é grave, mas estável. Ela também passou por cirurgias. Ao A10+, a assessoria do HUT informou nesta terça-feira (10) que só será divulgadas informações do estado de saúde da paciente quando houver uma alteração significativa do quadro da mesma.
Um vídeo obtido pelo Portal A10+ em parceria com a RECORD registrou o exato momento em que o avião de pequeno porte bate contra uma estação de ônibus na BR-316, nas imediações do Lourival Parente, zona Sul de Teresina, neste domingo (08). Antes de cair, a aeronave atingiu uma van e uma motocicleta.
Essa é a segunda vez que o médico Jacinto Lay se envolve em um acidente com aeronave. Em março do ano passado, ele precisou realizar um pouso forçado em uma área de mata em Timon, Maranhão; por conta dos ferimentos, ele chegou a ficar internado. Em janeiro de 2023, Jacinto Lay teve uma aeronave de pequeno porte, avaliada em R$ 2 milhões, roubada por criminosos. O avião foi encontrado em Mato Grosso após cair em uma área de mata.
Keiliane Pereira dos Santos, de 27 anos, trabalha como manicure, vende dindin e tem uma filha pequena. Em entrevista ao A10+, uma amiga da vítima contou que o sentimento é de tristeza pela fatalidade.