Apesar do calor intenso e do período seco típico desta época do ano, diversas cidades do Piauí foram surpreendidas por chuvas nesta quarta-feira (30). Mesmo previstas pela Sala de Monitoramento da Semarh, a ocorrência inusitada chamou a atenção da população, devido ao tempo firme dos últimos dias. As chuvas devem continuar até o fim da semana, principalmente no final das tardes, mas sem influenciar nas altas temperaturas que ainda predominam no estado.
Pela 5ª semana a atuação de massas de ar que aumentam consideravelmente a temperatura no estado e diminuíram consideravelmente a umidade incluindo áreas do centro-norte e norte piauiense. No entanto, a previsão elaborada pela Sala de Monitoramento da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) já indicava essa possibilidade, em razão da entrada de uma massa de umidade, vinda do leste do país. Essa massa gerou um cavado, uma região de baixa pressão relativa na atmosfera, que favoreceu a formação de nuvens carregadas e chuvas fracas.
A convergência entre essa umidade e as altas temperaturas contribuiu para a ocorrência das chuvas, principalmente nas regiões Centro-Norte e Norte do estado. Entre as cidades que registraram os maiores volumes estão: Esperantina, 19 mm; Cabeceiras do Piauí, 18 mm; Teresina, 12 mm e Alto Longá, com 7 mm.
A previsão é que as chuvas sigam até o fim de semana, ainda restritas ao período da tarde e às regiões Centro-Norte e Norte. Contudo, as temperaturas devem continuar elevadas, especialmente no Sul do estado, onde os termômetros seguem registrando valores acima dos 35°C e índices de umidade relativa do ar muito baixos.
A Semarh realiza o monitoramento hidro meteorológico do Piauí em parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por meio da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos.