Com estoque baixo, diretor geral do Hemopi faz apelo para doações de sangue no Piauí

A unidade de Teresina funciona de segunda a sexta, das 7h15 às 18h. Sábados e feriados até as 17h, sem pausa para o almoço

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) está com baixo estoque de sangue. A informação é do diretor geral Rafael Alencar em entrevista à TV Antena 10, na manhã desta sexta-feira (22). Ele atribui essa queda no armazenamento devido ao período de férias. 

"Estamos no período de férias. As pessoas viajam, e, com isso, ingerem álcool e dirigem. Os acidentes logo aumentam e a demanda por sangue também aumenta. Nós temos sangues do tipo positivo e negativo. Os positivos correspondem a 80% e nossos estoques de sangue positivo estão bons, mas inferior ao que estamos acostumados. Os negativos estão bem baixo e por isso nós estamos convocando toda a população para ajudar", disse o gestor.

  

Doação de sangue Reprodução

   

Devido a situação crítica, o órgão faz um apelo para que as pessoas voltem a doar e não ocorra um desabastecimento nos hospitais.

"Nesse ano de 2023, os piauienses foram muito solidários com a nossa instituição, sempre compareceram quando foram convocados e conseguimos atender a todas as demandas. Mais uma vez, fazemos um apelo e solicitamos aos irmãos e irmãs para irem a uma unidade do Hemopi em Teresina, Picos, Parnaíba e Floriano para fazerem a doação e salvarem vidas", alertou Rafael.

O Hemopi em Teresina funciona de segunda a sexta, das 7h15 às 18h. Sábados e feriados até as 17h, sem pausa para o almoço. As unidades regionais de Picos, Parnaíba e Floriano funcionam de segunda a sexta de 7h30 às 18h, exceto feriados.

Critérios para doar

Quem não pode doar

Onde doar sangue no Piauí?