Nas últimas semanas, meteorologistas vêm alertando para a chegada de ondas de calor em todo o Brasil. Com o aumento das temperaturas, além dos efeitos na vegetação, também aumenta o consumo de energia elétrica. Fernando Rodrigues, engenheiro elétrico, conversou com a TV Antena 10 e deu dicas de como economizar na energia elétrica.
O Operador Nacional de Sistema Elétrico (ONS) estima que em setembro o consumo de energia aumente 5,8%, a maior dos últimos meses. Para o engenheiro eletricista, o primeiro passo para economizar no consumo de energia, é verificar a fiação elétrica para verificar se não há mal funcionamento dos fios, que ocasiona maior demanda de energia e também riscos para os moradores.
“A instalação elétrica, geralmente as casas são antigas há mais de 30 anos, a fiação já está comprometida, porque as pessoas faziam as instalações antigamente com os fios, torciam, isso com o tempo vai deteriorando, vai causando mau contato. Esse mau contato causa aquecimento, calor e pode causar um incêndio”, explicou.
Além da fiação, outra dica é verificar se os eletrodomésticos possuem o selo de procedência, pois indica o nível de consumo dos equipamentos.
“A primeira coisa a fazer é rever a instalação elétrica, se não está consumindo energia desnecessariamente. Outra coisa é o seguinte, verificar se o equipamento tem o selo que procede, como lâmpadas de LED. O ar-condicionado, limpar os filtros, o duto de ventilação, a temperatura, você coloca a temperatura a quantos graus, 18?, é muito, coloca 23, a Anvisa já recomendou a temperatura, a OMS também”, disse
Confira outras dicas para economizar:
- Verificar a vedação da porta da geladeira. “ Com o tempo a geladeira começa a ressecar a borracha, que diminui a eficácia em manter a temperatura", explicou o engenheiro elétrico;
Não colocar muitos alimentos dentro da geladeira, para não sobrecarregar;
Desconectar os aparelhos que não estão em uso da tomada. Segundo o engenheiro, mesmo não estando ligado, apenas conectado na tomada, o aparelho consome energia.