Corpo de Bombeiros Militar do Piauí realiza aula inaugural do curso de formação de novos soldados nesta terça (9)

Com duração de seis meses, o curso possui um total de 1.492 horas aulas e é destinado a 272 alunos das turmas de 2025

A Secretaria da Segurança Pública e o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí realizam, na manhã desta terça-feira (9), a solenidade da aula inaugural do Curso de Formação para Soldados Bombeiros Militares, com as turmas de 2025. O evento deve reunir autoridades que representam todas as forças de segurança do estado e começa às 8h, no auditório da antiga sede do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, localizado na rua Josefa Lopes de Araújo, S/N, Centro Cívico, Praça Edgar Nogueira, bairro Cabral.

  
Corpo de Bombeiros Militar do Piauí realiza aula inaugural do curso de formação de novos soldados nesta terça (9) Divulgação
 
 
 

Com duração de seis meses, o curso possui um total de 1.492 horas aulas, que contemplando oficinas, atividades de campo e todo o cronograma de tarefas de formação, destinadas aos 272 alunos regularmente aprovados no concurso público realizado no dia 4 de junho de 2023, além dos alunos subjudices que já estejam devidamente matriculados.

Após enfrentarem a “Semana Zero”, período de adaptação de cinco dias, em que os futuros soldados passam por circuitos de exercícios intensos e recebem importantes instruções militares sobre postura, formação da tropa, hierarquia e disciplina, chega o momento deles ingressarem no curso e participarem das aulas que irão compor suas formações oficiais.

De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, Coronel José Rêgo, o início do curso marca uma etapa essencial na formação dos novos militares. “A chegada desses novos profissionais representa um marco significativo para o estado do Piauí. É fundamental que se empenhem nas atividades, mantenham um desempenho de qualidade ao longo do treinamento e demonstrem que estão preparados para exercer, com dedicação, a função que o Corpo de Bombeiros Militar exige para seguir prestando um serviço de excelência à população piauiense”, destaca o Coronel José Rêgo.

O diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa do CBMEPI, Coronel Moura, frisa que o curso de formação de soldados é fundamental para fortalecer a instituição e enfatiza que é por meio dele que o Corpo de Bombeiros renova seu efetivo, mantém sua capacidade de atuação e reafirma o compromisso com a proteção da vida, do patrimônio e do meio ambiente em todo o Piauí.

“A formação técnica transmite valores essenciais como disciplina, hierarquia, ética e coragem e espírito de corpo, que sustentam a credibilidade da corporação. Cada instrução e cada prática realizada prepara os novos bombeiros para enfrentar situações críticas, muitas vezes de alto risco, onde decisões rápidas podem salvar vidas”, pontua o Coronel Moura.