O Domingo Espetacular, revista eletrônica da Record TV, repercutiu nesta semana o caso do piauiense José Jackson de Alencar, de 25 anos, que desapareceu após ser atingido por uma cabeça d'água [aumento repentino do nível de um rio devido as chuvas] ao tentar retornar de uma trilha em Itanhaém, no litoral de São Paulo.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu no dia 4 de dezembro de 2022 quando Jackson tentava ajudar a segunda vítima, Marli dos Anjos Valadão, de 32 anos, a atravessar uma ponte sobre um rio. Ela também continua desaparecida.
De acordo com a corporação, oito pessoas passavam por uma ponte desativada sobre o rio quando o fenômeno aconteceu e ocasionou o acidente. José Jackson é do Piauí, mas mora na capital paulista há 5 anos e trabalha em um supermercado.
Segundo o pai, José Sivaldo Alencar, de 55 anos, o filho tem experiência em trilhas. Mesmo após 20 dias de desaparecimento, a família acredita que irá encontrar o jovem com vida. O pai saiu do Piauí e encontra-se em São Paulo.
Um jovem contou aos bombeiros que os amigos andavam sobre as pedras e se seguravam nas cordas, quando uma forte cabeça d'água os atingiu no meio da travessia enquanto chovia. O rapaz, Marli e Jackson foram arrastados pela enxurrada.
De acordo com relato, Marli e Jackson ficaram com a água na altura do joelho, no início da travessia, mas o nível do rio subiu para a altura da barriga. Ainda segundo a jovem, o primeiro a cair foi Jackson, mas ele ainda conseguiu se segurar na corda. Em seguida, o amigo deu apoio para ele, quando Marli caiu. A mulher, segundo o registro policial, não conseguiu se segurar na corda, e Jackson também a soltou depois.
O capitão do Corpo de Bombeiros, André Elias, relatou à Record TV que estão sendo feitas buscas terrestres e a equipe também está utilizando aeronaves. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o desaparecimento foi registrado no 25º Distrito Policial (DP), em Parelheiros.