O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) deflagrou, nessa quarta-feira (30), a Operação Lignum contra servidores públicos envolvidos em corrupção. No Piauí os mandados foram cumpridos em Teresina, Piripiri e Pedro II. A investigação também aponta envolvimento de pessoas do estado do Ceará no esquema.
Conforme as investigações agentes públicos receberam como forma de doações cargas apreendidas na Serra da Ibiapaba pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), e repassavam a empresários em troca de vantagem financeira.
Dois procedimentos investigatórios apuram a prática de associação criminosa, peculato, corrupção passiva e corrupção ativa. Ao todo foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão pessoal e domiciliar no Piauí e do Ceará. Um delegado da Polícia Civil e um escrivão foram afastados dos cargos públicos por 30 dias.
O material apreendido seguirá para análise do Ministério Público do Ceará, e o resultado das demais medidas serão objeto de acompanhamento ministerial com o objetivo de concluir a investigação.