O governador Rafael Fonteles decretou situação de emergência em 129 municípios do Piauí em razão dos impactos da "Seca Verde". O fenômeno é caracterizado pela exuberância da vegetação em meio à escassez hídrica decorrente da irregularidade das chuvas.
O decreto nº 23.699 foi publicado no Diário Oficial do Estado, na edição da quarta-feira (2). A vigência da medida é de 90 dias, prorrogáveis por igual período.
"O documento destaca a ocorrência de secas em todo o território devido à irregularidade das chuvas e ressalta ainda a redução dos volumes hídricos em barreiros, rios e riachos, especialmente na região centro-norte, na divisa com o estado do Ceará, bem como nos municípios das mesorregiões sudoeste e, sobretudo, sudeste. Outro agravante são as perdas agrícolas enfrentadas pelos pequenos produtores. Segundo avaliação dos órgãos oficiais, constata-se a configuração da seca verde, com intensidades variando entre moderada e grave", destacou o governador.
De acordo com o decreto, o relatório hidrometeorológico desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) apontou que alguns "municípios do semiárido encontram-se em situação de colapso de atendimento d'agua para o consumo às populações de suas comunidades, inclusive nas zonas urbanas, conforme informações dos prefeitos e das visitas “in loco” feitas pela secretaria".
A previsão indica chuvas abaixo da média, com ocorrência irregular espacial e temporalmente, concentradas em municípios da mesorregião norte e centro-norte, com previsão de temperaturas acima da média, para o trimestre março, abril e maio de 2025.
O documento aciona os órgãos e entidades da administração pública, dentro dos respectivos campos de competências e os vinculados ao Sistema de Proteção e Defesa Civil do Estado, para adoção das medidas necessárias à restauração da normalidade.