O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional iniciou as visitas aos municípios do Piauí e da Bahia que serão beneficiados pela transposição do Rio São Francisco. A informação foi repassada pelo diretor do Departamento de Projetos do Ministério, Bruno Cravo Alves, ao deputado estadual Franzé Silva (PT), que coordena politicamente o projeto no estado.
Segundo o deputado, as visitas das equipes do Ministério visam ouvir as populações, prefeitos e gestores, entidades públicas e privadas locais nos 26 municípios, que, conforme aponta o estudo preliminar, deverão ser beneficiados diretamente pela criação do Canal de Integração do Sertão Piauiense; 24 municípios estão no estado do Piauí e dois na Bahia.
“Outra notícia muito importante que recebi é a de que, nesta semana, haverá uma deliberação da Secretaria Especial do Programa de Aceleração do Crescimento sobre a inclusão do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Ambiental e Social da transposição no Novo PAC. A transposição é não apenas necessária, mas urgente, tendo em vista o agravamento dos efeitos da seca no Piauí”, pontua Franzé Silva
Audiências nos municípios iniciam dia 13
As audiências públicas nos municípios beneficiados pela transposição serão iniciadas a partir da próxima segunda-feira (13), começando por Simões. As audiências visam apresentar informações sobre a criação do Canal de Integração do Sertão Piauiense e conhecer as realidades locais.
Os municípios são:
- Alegrete do Piauí,
- Belém do Piauí,
- Campo Alegre do Fidalgo,
- Capitão Gervásio Oliveira,
- Caridade do Piauí,
- Coronel José Dias,
- Curral Novo do Piauí,
- Dirceu Arcoverde,
- Dom Inocêncio,
- Francisco Macedo,
- Jacobina do Piauí,
- Lagoa do Barro do Piauí,
- Massapê do Piauí,
- Padre Marcos,
- Patos do Piauí,
- Paulistana,
- Queimada Nova,
- São Francisco de Assis do Piauí,
- São João do Piauí,
- São Julião,
- São Lourenço do Piauí,
- Simões,
- Vila Nova do Piauí,
- São Raimundo Nonato,
- Fartura do Piauí,
- Marcolândia