Homem internado por suspeita de intoxicação por metanol recebe alta e caso segue sob investigação no Piauí

Paciente apresentou dores abdominais, visão embaçada e episódios de vômito após consumir gin, em Parnaíba

O homem, de 28 anos, internado com suspeita de intoxicação por metanol recebeu alta médica do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) em Parnaíba, no litoral do Piauí. A informação foi confirmada ao A10+ pela Secretaria de Saúde do Piauí, na manhã desta segunda-feira (06).

O paciente passou por uma série de exames para identificar ou não a presença da substância e foi liberado ainda no sábado (03). O resultado deve ser divulgado em breve. Ele apresentou dores abdominais, visão embaçada e episódios de vômito após consumir gin.

Metanol: saiba o que é a substância presente em bebida adulterada Biodiesel Brasil
   

A direção do HEDA destacou que o homem passou por acompanhamento clínico, sob medidas de suporte. A Sesapi encaminhou o caso para a Polícia Civil, que enviou uma equipe ao local e vai iniciar os procedimentos de investigação para apurar a origem da possível substância.

Investigação de casos no Piauí

O secretário de Segurança, Chico Lucas, informou que o Piauí investiga, além do caso suspeito de contaminação por metanol em uma pessoa, em Parnaíba, dois lotes de bebidas recolhidos no Sul do estado. O gestor publicou um vídeo nas redes sociais, na manhã desse sábado (04), detalhando a situação.

"Nós temos três casos suspeitos, um de consumo humano e dois lotes de bebidas no Sul do estado, onde vamos analisar a procedência dessas bebidas. Estou com o perito geral do estado para que em todos os casos nós façamos o exame imediatamente com os equipamentos que nós temos, principalmente, o cromatógrafo gasoso, que indica a presença de metanol", afirmou.

Dados nacionais

O Brasil tem 209 casos em investigação de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde neste domingo (5).

Em todo o país, são 16 casos confirmados - 14 em São Paulo e 2 no Paraná.  As informações são enviadas pelos estados e consolidadas pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde Nacional (CIEVS). 

O estado de São Paulo responde pela maioria das notificações, com 14 casos confirmados e 178 em investigação.

Ao todo, 13 estados tem casos notificados - Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rondônia, São Paulo, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba e Ceará. Os estados da Bahia e do Espírito Santo tiveram os casos registrados descartados. Já o Ceará notificou o primeiro caso suspeito.  

Até o momento, o país tem 15 registros de óbitos, com duas mortes confirmadas no estado de São Paulo. As demais mortes (13) estão em investigação.