IBGE: mais de 1 milhão de piauienses vivem fora do estado; São Paulo é o principal destino

Segundo os dados, em São Paulo moram, aproximadamente, mais de 310 mil piauienses

Dados do Censo Demográfico de 2022 revelam que cerca de 1,02 milhão de piauienses reside atualmente em outros estados do país. O principal destino dessa população é o estado de São Paulo, que concentra aproximadamente 317 mil piauienses, o equivalente a 31% de todos os emigrantes do Piauí.

Na sequência, os estados do Maranhão (17%) e o Distrito Federal (12,3%) aparecem como os destinos mais frequentes dos piauienses que deixaram o estado. Em São Paulo, o número de piauienses é tão expressivo que representa a oitava maior comunidade imigrante entre os estados brasileiros que migraram para lá, correspondendo a 0,71% da população total paulista.

  

IBGE: mais de 1 milhão de piauienses vivem fora do estado; São Paulo é o principal destino
Pixabay

   

Apesar do alto número de emigrantes, o Piauí também recebeu ao longo dos anos cerca de 305 mil pessoas vindas de outras unidades da federação. No entanto, o saldo migratório permanece negativo, com um déficit de aproximadamente 714 mil pessoas.

Fluxo migratório recente: perdas e ganhos

A análise da migração por data fixa, que investiga onde as pessoas moravam cinco anos antes da pesquisa, mostra que, entre 2017 e 2022, o Piauí recebeu 87.806 imigrantes de outros estados, mas perdeu 101.120 residentes para fora do estado, resultando em uma redução líquida de 13.314 habitantes. Essa perda representa 0,41% da população total do estado em 2022.