Há dois anos, a aposentada Maria Aldenora da Conceição Neves, 72 anos, voltou à sala de aula com o único objetivo: realizar o Enem e ser aprovada para um curso superior. Após meses estudando, a idosa fará o Exame neste domingo (05) na Universidade Estadual do Piauí (Uespi).
Ao A10+, Maria Aldenora conta que, se for aprovada, deseja cursar administração ou moda. Ela relatou que por conta de problemas familiares não conseguiu estudar, mas que o sonho nunca foi apagado e, dois anos depois, ela tenta ingressar no ensino superior através do Enem, assim como os mais de 99 mil candidatos que farão a prova neste domingo (05) no Piauí.
“Está com dois anos que voltei à sala de aula pra ir recapitulando o que ficou parado. Voltei a fazer o primário pra tentar lembrar de algumas coisas. Tô querendo fazer administração ou moda, mas vai depender dos pontos da prova. Se não der, paciência, mas não vou desistir. Não tive oportunidade no passado, muitos problemas, família, cuidar de filhos, neto, a vida. Eu parei por conta de um problema na minha documentação, e aí em 2011 eu terminei o ensino médio. Fiquei parada por conta disso, mas encontrei uma professora que me ajudou a voltar”, disse a idosa ao A10+.
Maria Aldenora se demonstrou otimista com a prova e afirmou que lutará pelo seu sonho de ingressar no ensino superior. Ela contou que finalizou os dois últimos anos do primário que precisava, porque tinha parado, para depois tentar fazer a prova e, caso seja aprovada, não ter nenhum problema na formação.
Portões foram fechados às 13h em todo o país
Estudantes não podem mais acessar o local de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Os portões foram fechados às 13h, seguindo o fuso horário de Brasília, em todo o país. As provas começam a ser aplicadas às 13h30.
Os primeiros participantes devem ser liberados a partir das 15h30, mas sem o caderno de questões. Se o participante sair antes desse horário, será desclassificado.