Equipes do Corpo de Bombeiros, com o apoio do helicóptero do Batalhão de Operações Aéreas (Bopaer), debelam um incêndio de grandes proporções registrado há dois dias na zona rural da cidade de São João da Serra, localizado a 133 km de Teresina. O fogo já atingiu as localidades Cocos, Lajes e Buritizinho dos Cardoso, deixando um rastro de cinzas e até animais mortos (Veja no vídeo abaixo).
O A10+ apurou que os focos começaram no último domingo e rapidamente se espalharam. As equipes dos bombeiros iniciaram os primeiros trabalhos por terra, quando o helicóptero da PMPI foi acionado para apoio no combate no ar. A aeronave atua no combate direto com o sistema bambi bucket (espécie de cesto que coleta a água que a solta no foco), além do transporte das equipes a pontos estratégicos para combaterem em solo.
“Estamos no município de São João da Serra do Piauí. Acabamos de chegar do combate de um incêndio, onde conseguimos livrar uma estrada onde os focos estavam dos dois lados, liberando o trânsito nessa estrada vicinal. Utilizamos o bambi, as guarnições de bombeiros e nosso bambi comporta cerca de 540 litros de água, resfriando as linhas de focos de incêndio, fazendo com que se torne mais fácil o combate direto às chamas”, disse o capitão William, do Bopaer.
Além disso, as equipes aéreas levam uma piscina própria, que comporta 12 mil litros, que pode ser montada mais próximo dos locais de fogo e ser abastecida por caminhões pipa. Isso caso o jogo não seja próximo de rios ou riachos, onde a aeronave também pode abastecer o bambi bucket. As equipes seguem atuando na região.