Inclusão Itinerante já percorreu mais de 50 municípios do Piauí oferecendo serviços do Governo a pessoas com deficiência

Projeto da Seid já soma mais de 2,7 mil atendimentos e leva serviços essenciais a pessoas com deficiência no interior

Em 2025, o projeto Inclusão Itinerante ultrapassou a marca de 2.700 atendimentos e percorreu mais de 50 municípios com a van itinerante que leva os serviços da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) para mais próximo da população piauiense. Na ação, são oferecidos diversos serviços, como emissão de Carteira de Identificação do Autista, Passe Livre Intermunicipal, Passe Livre Cultura, orientações socioassistenciais, além da emissão da Nova Carteira de Identidade Nacional com identificação do tipo de deficiência, em parceria com o Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco.

Além disso, os Centros de Equoterapia, em parceria com a Polícia Militar do Piauí, realizaram quase 3 mil atendimentos em Teresina e em Parnaíba. “Estamos acompanhando de perto a construção de novos Centros de Reabilitação em municípios do interior do estado, além da descentralização dos Centros de Educação Especial, em parceria com a Seduc. Em breve, também vamos inaugurar um Núcleo de Equoterapia no município de Floriano”, adianta o secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo.

  
Inclusão Itinerante já percorreu mais de 50 municípios do Piauí oferecendo serviços do Governo a pessoas com deficiência
Reprodução
 
 
 

Com serviços contínuos da Seid, o projeto Inclusão Itinerante já emitiu 5.400 Carteiras do Autista emitidas, 6.250 carteiras do Passe Livre Intermunicipal e 4.000 carteiras do Passe Livre Cultura, alcançando números expressivos de beneficiados, tanto presencialmente, como pelo Gov.pi Cidadão.

Servidores estaduais recebem formação em Libras

Na área de qualificação profissional e capacitação, o programa Entenda Minha Mãos já formou, aproximadamente, 200 servidores estaduais na Língua Brasileira de Sinais (Libras); e o Curso de Formação Inicial e Continuada certificou, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, cerca de cinquenta alunos com deficiência em informática básica.

A Seid também promoveu, no primeiro semestre, capacitação dos passes livres e carteira do autista com profissionais do interior, contemplando os municípios de todos os territórios de desenvolvimento do estado. Além disso, a Secretaria realizou capacitações para conselheiros de defesa dos direitos da pessoa com deficiência.

Em 2025, o Piauí transmitiu a mensagem de referência em inclusão ao cenário global, quando o secretário Mauro Eduardo integrou a delegação brasileira na 18ª Conferência dos Estados-Partes da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU, em Nova York, fortalecendo a defesa dos direitos das pessoas com deficiência e reafirmando o protagonismo do estado na pauta da inclusão.