Os influenciadores Itallo Bruno e Fernando Feitosa, conhecido como Nando, se reuniram nesta quinta-feira (26) com o secretário Chico Lucas e o delegado Matheus Zanatta, para discutir a regulamentação do ‘grau’ no Piauí. No encontro, os influencers firmaram um acordo com as autoridades para que não haja mais 'rolezinhos', além das manobras de risco em via pública que podem provocar acidentes.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, Chico Lucas destacou que não é a favor da criminalização do grau de fato, visto que é considerado esporte. Porém, defende que seja feito em ambientes controlados em que as regras de segurança devam ser obedecidas, não colocando em risco a vida de terceiros, além dos uso dos equipamentos de segurança necessários.
“A gente deixou claro que não somos a favor da criminalização do grau. O grau é um esporte, no entanto, esse esporte tem que ser praticado em ambientes controlados em que as regras de segurança devem ser obedecidas e não no meio da rua. A gente sabe que a juventude, que muitos são motoristas de aplicativos são entregadores e usam esse momento para extravasar. Então a gente está aqui, se for dentro da regularidade, para apoiar”, afirma o secretário.
Além disso, Chico Lucas exemplificou que se haver um evento em ambiente fechado, a polícia estará lá para fazer a segurança. O que não pode haver são os rolezinhos, manobras em vias públicas sem uso de capacete, habilitação e desrespeitando as regras de trânsito.
“Eu quero firmar aqui com vocês que vocês não vão mais fazer nenhum tipo de ação que estimule os jovens, principalmente, a cometer esse crime de trânsito e acabem gerando acidentes. A gente tem vários casos. Para a gente ter um trânsito seguro. Se for em ambiente controlado, pode ter certeza que vai ter apoio do estado”, completa o secretário.
Conscientizar seguidores contra a prática
“Grau na rua é crime, mas em um local privado, a gente vai fazer virar esporte e com o apoio dessas pessoas muito importantes. A gente está aqui para conscientizar vocês que acompanham a gente para não ir para as ruas, porque pode causar acidentes e é por isso que a gente está nessa luta”, disse Itallo Bruno. “Só deixando bem claro que a gente vai pegar isso e conscientizar tanto os nossos seguidores a não praticar esse esporte de jeito nenhum mais em via pública para não colocar em risco a vida de terceiros”, completa Fernando.
É esporte?
Chamada tecnicamente de Wheeling, popularmente conhecida como “grau”, a prática esportiva consiste na realização de manobras e acrobacias de solo sobre duas rodas, nas quais força e equilíbrio são exigidos ao máximo dos praticantes. O termo que designa essa prática esportiva é de origem norte-americana e quer dizer “empinar”. Há crime se for realizado em vias públicas e avenidas de forma desordenada, sem a devida segurança e desrespeitando as regras de trânsito, como era o caso alvo da operação.
‘Operação Rolezinho’
No último dia 13, Itallo voltou a ser alvo da Polícia Civil do Piauí. Ele esteve entre os mais de 20 presos durante a “Operação Rolezinho”, deflagrada em combate a manobras perigosas conhecidas como "graus", realizadas por jovens em motocicletas. Além das prisões, ação realizou a suspensão de 27 contas na rede social que eram utilizadas para promover as atividades ilícitas, que dentre elas, estava o perfil do influencer. Quase 30 motocicletas e um carro também foram apreendidos.