“O alerta de onda de calor no Piauí está cessado”, diz Werton Costa

O climatologista informou que há um novo alerta de chuvas para o extremo sul

O diretor de Prevenção da Defesa Civil, Werton Costa, afirmou que o alerta de onda de calor está cessado no Piauí. Nos últimos dias, sete municípios do estado registraram as maiores temperaturas do Brasil, antes mesmo do famoso período do B-R-Ó bró que acontece nos últimos 4 meses do ano.

O boletim de situação meteorológica apontou uma onda de calor para Teresina e outros 180 municípios localizados nas mesorregiões sudoeste, sudeste e centro-norte. As temperaturas poderiam atingir 5ºC acima da média por um período maior do que cinco dias.

  

Werton Costa Jade Araújo / A10+
   

O climatologista informou que há um novo alerta de chuvas para o extremo sul.

"O alerta de onda de calor está cessado. Nós estamos em vigência com apenas um alerta de chuva.O INMET vai dar um parecer sobre as condições de temperatura e baixa umidade no Brasil, especificamente, sobre o estado do Piauí. Nós enfrentamos por três dias uma condição severa, uma condição grave, impactada pelo El Niño, aquele fenômeno climático que mexe com clima no mundo, mas também pela presença, pela permanência de uma massa de ar seca, que também impactava a questão da temperatura", disse o especialista à TV Antena 10.

Com relação ao B-R-O Bró, Werton chama a atenção para a intensidade das temperaturas nesse período.

"Infelizmente, nós não teremos refresco né? Teremos temperatura acima da média e baixa umidade relativa do ar. Então, a gente pode esperar, graus acima da média e com probabilidade de ocorrência de outras situações de alerta de padrão vermelho. Inclusive, é bom salientar que, pela primeira vez, nós tivemos um alerta vermelho tão amplo tão extensivo, praticamente 70% do território piauiense no aspecto do alerta de nível gravíssimo", disse.

O especialista dá dicas de como enfrentar o período de extremo calor no estado. "Atenção ao quesito da hidratação, a gente tem que ingerir muito líquido, 60% do nosso corpo é feito de água. O inimigo invisível, a radiação, não vamos brincar com a radiação ultravioleta. É cancerígena, provoca envelhecimento precoce e diminui a capacidade imunológica, então, vamos usar o protetor solar, o óculos escuro e, por favor, não vamos fazer queimadas", concluiu.