Mais de 5 milhões de eleitores têm uma semana para regularizar título e evitar cancelamento

Se não regularizar a situação, a pessoa fica impedida de tirar passaporte, CPF e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial

Mais de 5 milhões de brasileiros têm até o dia 19 de maio para regularizar o título de eleitor. Com pendências na Justiça Eleitoral, como a falta de justificativa ao deixar de votar nas três eleições, eles podem ter o documento cancelado depois desta data.

“Esta situação se aplica às pessoas que não tenham votado nem justificado a falta, tampouco tenham pagado a multa referente à ausência nos três últimos pleitos (regulares ou suplementares), sendo cada turno considerado uma eleição”, explica o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em nota.

 

Mais de 5 milhões de eleitores têm uma semana para regularizar título e evitar cancelamento
Agência Brasil

 

Do total de 159 milhões de eleitores no país, 5.308.871 podem ter o título cancelado. Considerados faltosos pela legislação, eles deixaram de voltar nas últimas três eleições. Desses, até agora, 117.740 regularizaram a situação.

Caso tenha o título cancelado, o eleitor fica impedido de algumas ações, enquanto não regularizar a situação na Justiça Eleitoral.

O que fica impendido de fazer

Casos em que cancelamento não se aplica

Como regularizar

Para isso, deve apresentar os seguintes documentos (dependendo da situação de cada eleitor):

Quitação de multa

Eleitores no exterior

Falecidos