Mais de 90% dos domicílios piauienses têm cobertura somente de telha sem laje de concreto, diz IBGE

O número deixa o Piauí com o segundo maior indicador do país. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (20), os números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) acerca das características dos domicílios brasileiros em 2023. No levantamento, foi constatado que cerca de 91% dos domicílios piauienses têm cobertura somente de telha sem laje de concreto.

O levantamento destaca que a grande maioria dos domicílios piauienses (90,9%) apresentava uma cobertura feita de telha sem laje de concreto, deixando o Piauí com o segundo maior indicador do país. Outras formas de cobertura dos domicílios também foram registradas no estado: telha com laje de concreto, presente em 5,8% dos domicílios do estado; somente laje de concreto, em 2,8% dos domicílios; e outro material, em 0,5% dos domicílios. 

  

Proporção de domicílios Reprodução
   

“É interessante salientar que em 2016 a proporção de domicílios com cobertura de telha sem laje de concreto era de 91,8% dos domicílios piauienses, 0,9 ponto percentual acima do registrado em 2023, tendo havido, portanto, o aumento de novas casas cobertas apenas com telha sem laje de concreto”, ponta o IBGE.

No Brasil, em 2023, a maioria dos domicílios também era de telha sem laje de concreto, presente em 49,4% dos domicílios brasileiros, 41,5 pontos percentuais abaixo da proporção registrada no Piauí (90,9%). A segunda forma mais presente de cobertura dos domicílios no país era de telha com laje de concreto, presente em 33% dos domicílios. 

  

Mais de 90% dos domicílios piauienses têm cobertura somente de telha sem laje de concreto, diz IBGE Reprodução/ Youtube
   

Na sequência, em 14,8% dos domicílios, temos cobertura somente de laje de concreto; e em 2,7% dos domicílios, temos cobertura feita de outro material. Entre os estados da federação, os maiores indicadores de domicílios com cobertura de telha sem laje ficaram com: Roraima (95%), Piauí (90,0%) e Rondônia (89,6%). Por sua vez, os menores indicadores ficaram com: Rio de Janeiro (18,4%), São Paulo (24,1%) e Minas Gerais (30,3%).