O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), autorizou nesta segunda-feira (12) que o hacker Walter Delgatti Neto tenha progressão de pena para o regime semiaberto.
A decisão do magistrado atende a um pedido apresentado pela defesa de Delgatti, que apontou bom comportamento e cumprimento de 20% da pena, requisitos para a progressão de regime. Ele foi condenado a oito anos e três meses de prisão, por invasão aos sistemas do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).
Na decisão, Moraes disse seguir a Lei de Execução Penal e determinou a transferência de Delgatti para “colônia agrícola, industrial ou estabelecimento similar”, unidades destinadas ao cumprimento do regime semiaberto. Atualmente, Delgatti está detido na Penitenciária II Dr. José Augusto Salgado, em Tremembé, no interior de São Paulo.
O hacker justificou que o acesso ilegal ao sistema atendeu a uma contratação de Carla Zambelli, à época deputada federal pelo PL, em São Paulo. A política foi condenada no mesmo caso a 10 anos de prisão.