Motoristas e cobradores de ônibus paralisam atividades no Centro de Teresina

A previsão é que as atividades permaneçam suspensas por pelo menos três horas

Motoristas e cobradores de ônibus realizam uma manifestação na manhã desta quinta-feira (22), no Centro de Teresina. Segundo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários do Piauí (Sintetro), parte da categoria paralisou as atividades para reivindicar o pagamento de salários atrasados.

A categoria cobra o pagamento da quinzena, que deveria ter sido creditado na conta dos trabalhadores no último dia 20. Devido a paralisação, os ônibus estão parados em ruas do Centro da capital. A possibilidade de paralisação dos trabalhadores já havia sido antecipada pelo A10+ na quarta (21).

  

Motoristas e cobradores de ônibus paralisam atividades no Centro de Teresina
Cezinha Sobreira / A10+

  

Ainda de acordo com o sindicato, o movimento deve durar por pelo menos três horas para chamar atenção da situação dos motoristas e cobradores da capital.

A TV Antena 10 apurou que o salário dos trabalhadores do transporte é pago em duas etapas: 60% do valor integral do salário é pago no dia 05 de todos os meses; os outros 40% são pagos até o dia 20; até o momento os trabalhadores não receberam o restante de seus salários.

Os manifestantes estão reunidos nas praças Saraiva, Rio Branco e da Bandeira, localizadas no Centro. O protesto iniciou por volta das 6h.

Frota teresinense apresenta queda

A população teresinense tem relatado perceber uma diminuição na frota do transporte público. Sobre isso o Coordenador técnico do Setut, Vinícius Rufino, explicou que a frota está proporcional ao número de usuários, que apresentou queda.

De acordo com o coordenador, rodavam 396 ônibus antes da pandemia e agora rodam 226 ônibus. 220 mil passageiros circulavam por dia por dia antes da pandemia e agora circulam 110 mil pessoas.