Trabalhadores de Transportes por Aplicativo realizaram uma manifestação, em Teresina, na manhã desta quinta-feira (14). A reivindicação principal da categoria é sobre a Segurança na capital.
De acordo com o presidente da Cooperativa de Transportes por Aplicativos do Piauí (COOPERTAPP-PI), Érico Luís, o tema entrou novamente em discussão na classe, após o motorista Marcos Vinícius Cordeiro, de 24 anos, ser vítima de um latrocínio no domingo (10), no bairro Lourival Parente, na zona Sul.
"Nós apresentamos uma situação gritante de escalada violenta da criminalidade contra os trabalhadores. Portanto, a gente pede ao governador que se sensibilize com a causa em função de chegar ao ponto de nós perdermos um trabalhador. Por isso, a gente pede ao governador do Piauí que atenda as reivindicações que foram colocadas por nós", disse.
O manifestante afirmou que a categoria espera ser recebida pelo governador Rafael Fonteles sob a possibilidade de motoristas e cobradores de ônibus se unirem ao movimento e realizarem novos protestos. "A gente é uma classe de trabalhadores que sofre consequências em todas as situações de violência. Então, a gente se une sempre às pautas de outras classes", acrescentou.
Paulo Caires, gerente de relações sindicais da Secretaria de Relações Sociais do Governo, confirmou que o Fonteles irá receber os representantes dos motoristas na próxima semana.
"O governo já vem atuando muito bem, por sinal, na área da Segurança, com o nosso secretário Chico Lucas. Vamos ampliar aquilo que já está dando certo no governo do Estado para esses trabalhadores. Então, a reivindicação deles é legítima e será atendida. Eles serão ouvidos pelo governador. Hoje coincidiu com a inauguração muito importante do Porto de Luís Correia, que é histórico aqui para o Estado. Então, não tinha como o governador estar aqui. Ele está à disposição de qualquer trabalhador, que tem alguma reivindicação, principalmente, em uma área tão importante como é a da Segurança", afirmou.
Na pauta, os trabalhadores reivindicam um pacote de medidas que estabeleça um plano de segurança específico para a classe.
Confira:
- Botão do pânico em parceria com os aplicativos de mobilidade;
- Exoneração de imposto para compra de equipamentos e contratação dos serviços de segurança;
- Isenção de IPVA para os carros de aplicativos;
- Viaturas especiais para o combate aos crimes direcionados contra os Trabalhadores por Aplicativos;
- Criação de um Núcleo de Segurança ou Delegacia Especializada no Combate aos Crimes contra os Trabalhadores de Transporte por aplicativos.