O Ministério Público do Piauí (MPPI), realizou uma audiência extrajudicial conciliatória sobre o aterro sanitário e a respeito da coleta e disposição final de resíduos sólidos no Município de Teresina. Na ocasião, foi debatido a efetividade da operação de limpeza pública de Teresina, porque segundo o MP, o órgão tem recebido diversas reclamações por parte da população.
Segundo o MP, foi deliberado que a Empresa Consórcio Recicle/Aurora, no prazo de 5 dias, encaminhará Plano Emergencial de Limpeza Pública, bem como de ações de conscientização ambiental, abrangendo todas as zonas do município de Teresina.
A 24ª Promotoria de Justiça, com auxílio técnico do CAOMA, expedirá Recomendação Administrativa ao Município, SEMARH e à empresa Recicle/Aurora, para melhorias e maior eficiência na coleta e disposição final de resíduos na capital.
A audiência conciliatória contou com a participação de representantes dos órgãos municipais e estaduais com atribuição ambiental, entre eles da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação – (SEMDUH), além da presença dos Auditores Fiscais do TCE/PI, Alan Felipe e Carlos André. Representantes da empresa responsável pela coleta de lixo, Consórcio Recicle/Aurora também estiveram presentes.