No Piauí, padre é afastado após vazamento de vídeos íntimos nas redes sociais

Diocese afirma que medida foi tomada após decisão da autoridade eclesiástica competente

A Diocese de Floriano anunciou, nesta quinta-feira (14), o afastamento do padre Vinícius José de Madeira Messias, que atuava na Paróquia São João Batista, no município de Ribeiro Gonçalves, ao sul do Piauí. A decisão veio após a circulação, nas redes sociais, de supostos vídeos e imagens íntimas atribuídas ao sacerdote.

Conforme apurado pela TV Antena 10, a mulher que aparece nas imagens seria uma fiel que frequentava a paróquia onde o padre exercia seu ministério.

  

Padre é afastado pela Diocese de Floriano, no Piauí, após vazamento de vídeos íntimos com mulher Reprodução

   

Em declaração pública, o padre Vinícius afirmou que a saída foi fruto de um entendimento conjunto com a liderança da Igreja. "O que aconteceu foi a entrega do meu ministério, eu mesmo entreguei. De comum acordo, foi conversado, foi pensado, foi bem trabalhado, foi bem assistido pelo meu bispo Dom Júlio César e o vigário geral Padre Eulálio Miranda. Tivemos uma reunião e, nela, conversamos e achamos por bem chegar a essa conclusão", disse.

Contudo, em nota oficial, a Diocese afirma que o afastamento se deu por decisão da autoridade eclesiástica competente, indicando que se trata de uma medida de caráter pastoral e administrativo.

Leia a nota na íntegra:

“A Diocese de Floriano comunica que, por decisão da autoridade eclesiástica competente, o Revmo. Padre Vinicius José de Madeira Messias foi afastado, por tempo indeterminado, de todo e qualquer exercício público do ministério sacerdotal, ficando-lhe vedada a celebração pública dos sacramentos e sacramentais, bem como a presidência ou concelebração da Eucaristia com a participação de fiéis, exceto nos casos em que o próprio direito concede faculdade, como no atendimento sacramental de fiéis em perigo de morte.”

“Trata-se de uma medida de caráter pastoral e administrativa, adotada com espírito de prudência, visando o bem da Igreja, o cuidado com o Povo de Deus confiado a esta diocese e a devida atenção à pessoa do sacerdote.”

Até o momento, a Diocese não comentou sobre o conteúdo dos vídeos ou a veracidade das imagens atribuídas ao padre. Também não há informações oficiais sobre possíveis investigações internas.