No Piauí, postos são autuados por vender combustível abaixo do valor pago pelo consumidor

Uma fiscalização extra acontece nesta terça-feira (29) por aumento do preço dos combustíveis em Teresina

A Operação Petróleo Real entrou em sua oitava fase e 53 postos de combustíveis foram fiscalizados em 24 cidades do Piauí. Como resultado da operação, foram encontradas 49% de irregularidades em postos de combustíveis, entre elas, postos em que o consumidor recebia menos combustível do que o que pagava. 

  

Postos foram fiscalizados em cidades do Piauí na oitava fase da operação
divulgação / Procon

   

Segundo o Diretor-Geral do Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi), Maycon Danilo, oito postos foram autuados por dar ao consumidor uma quantidade de combustível abaixo do valor pago.

“Várias irregularidades foram encontradas, dentre elas lacres rompidos, mangueiras danificadas, dígitos com problemas, encontramos também aferidores fora do padrão. Oito postos foram encontrados com medida baixa, que é aquela que lesa diretamente o consumidor. A cada 20 litros existe uma ração técnica de 100ml, nesses oito postos estavam praticando abaixo disso, o que lesa diretamente o consumidor, você pagava por 20L e recebia muito menos que isso. Todos esses postos foram encontrados autuados nessa região”, disse o gestor à TV Antena 10. 

A fiscalização também autuou revendedores de gás de cozinha em 14 cidades. Nesses municípios, 39 estabelecimentos foram fiscalizados e foram encontradas irregularidades onde o peso do botijão estava abaixo do peso tolerável. 

As penalidades variam entre R$ 100 e R$ 1,5 milhão. Os autuados podem recorrer do valor aplicado, mas em caso de recorrência, as multas aumentam o valor. A Operação Petróleo Real é realizada em parceria do IMEPI com o Procon. 

Aumento repentino no valor da gasolina

Na manhã desta terça-feira (29) o Procon foi acionado pelo consumidor que alegou que alguns postos da capital elevaram o preço dos combustíveis. Segundo o chefe de fiscalização do Procon, Arimateia Leão, não houve aumento na Petrobras e por isso será realizada uma fiscalização em postos de Teresina em relação ao preço abusivo. 

  

Sindicato justifica aumento na bomba dos postos de gasolina da capital
Marcelo Gomes / A10+

   

“Nós amanhecemos com essa surpresa. Não tem aumento a Petrobras. O Procon vai estar verificando em loco o porquê desse aumento. Recebemos muitas reclamações onde  aumento chega a 30, 40 centavos. Há uma discussão muito grande entre Procon e sindicato dos postos onde eles alegam que o Procon está sendo arbitrário, mas a função do Procon é proteger o consumidor”, conta. 

Arimateia Leão conta que a alegação dos donos de postos para os repentinos aumentos é que a margem do lucro está pequena. Devido ao aumento repentino, uma fiscalização será realizada na manhã desta terça-feira (29) em Teresina.