Nova penitenciária com mais de 300 vagas é inaugurada em Buriti dos Lopes, no Piauí

Durante a solenidade também foram entregues armamentos, coletes balísticos e fardamentos aos policiais penais

A Penitenciária Bispo Sebastião Alves de Souza, unidade de segurança máxima que amplia em 307 o número de vagas no sistema prisional do Piauí, foi inaugurada nesta terça-feira (13), em Buriti dos Lopes. A obra, que contou com mais de R$ 35 milhões em investimentos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), traz estruturas voltadas à ressocialização, com módulos de saúde, educação e trabalho para pessoas privadas de liberdade.

O governador em exercício, Severo Eulálio, participou da solenidade e destacou a importância da nova unidade para o fortalecimento da segurança pública e da política de reinserção social no estado. “Uma obra de grande porte, fruto da parceria entre o Ministério da Justiça e o Governo do Piauí. Reúne forças de segurança e tem estrutura adequada para acolher pessoas que precisam ser reeducadas e reinseridas na sociedade”, afirmou.

  

Nova penitenciária com 307 vagas é inaugurada em Buriti dos Lopes, no Piauí
Divulgação
   

Também estiveram presentes representantes do Ministério da Justiça, da Secretaria de Justiça do Piauí e das forças de segurança. O diretor de Políticas Penitenciárias, Sandro Abel, que representou o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, ressaltou que a nova penitenciária está alinhada ao programa Pena Justa, do Supremo Tribunal Federal (STF), e representa um avanço na política nacional de humanização do sistema prisional.

Durante o evento, foram entregues armamentos, coletes balísticos e fardamentos aos policiais penais que atuarão na unidade. O secretário da Justiça, Carlos Augusto, destacou que a inauguração está inserida na agenda do governador Rafael Fonteles para valorização da segurança pública e fortalecimento da estrutura prisional do estado.

“Essa nova unidade de segurança máxima foi construída com excelência. Acreditamos em um sistema mais humano, justo e seguro. Essa obra representa um avanço no combate ao crime e no fortalecimento dos protocolos de segurança”, afirmou o secretário.

O diretor da nova penitenciária, Vinícius Rodrigues, e o policial penal recém-aprovado Lucas Dantas também manifestaram entusiasmo com o início das atividades. “A sensação é de uma responsabilidade muito grande. Consigo identificar a grandiosidade do que essa unidade vai representar para o Estado”, declarou Rodrigues.

Antes da solenidade oficial, o governador e as demais autoridades realizaram uma vistoria simbólica nos equipamentos e espaços da nova unidade, que deve se tornar referência no sistema penitenciário do Piauí.