O Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), por meio da Coordenação de Atenção às Doenças Transmissíveis e da Supervisão de Tuberculose, realiza a Pesquisa sobre Custos Catastróficos em Tuberculose 2025. Em Teresina, o levantamento ocorre de 13 a 17 de outubro, como parte da programação da VI Semana Estadual de Prevenção e Combate à Tuberculose, que prossegue até quinta-feira (16).
A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa causada pela mycobacterium tuberculosis, que afeta principalmente os pulmões e representa um dos maiores desafios de saúde pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu metas ambiciosas para reduzir em 90% a incidência e em 95% as mortes por TB até 2035, eliminar os chamados “custos catastróficos”, quando o tratamento da doença compromete de forma grave a renda familiar.
Segundo Ivone Venâncio, supervisora da área de tuberculose da Sesapi, o estudo é essencial para compreender o cenário local e orientar políticas públicas de enfrentamento à doença.
“Estudos indicam que muitas famílias afetadas pela tuberculose, especialmente nos casos resistentes a medicamentos, enfrentam custos catastróficos. Neste ano, já foram notificados 986 novos casos e, somando os reincidentes, o total chega a 1.256 registros”, enfatiza.
Programação da VI Semana Estadual de Prevenção e Combate à Tuberculose
14/10 | 14h às 16h
Tema: Tuberculose Infantil: diagnóstico oculto no Piauí
Palestrante: Inara Viviane de Oliveira Sena
15/10 | 14h às 16h
Tema: Inovações em pesquisa de metodologia de diagnóstico para TB
Palestrante: Anderson Nogueira Mendes
16/10 | 14h às 16h
Tema: Importância da Avaliação de Contatos
Palestrante: Karinna Amorim
17/10 | 09h às 11h
Webinar – Apresentação da Linha de Cuidado da Tuberculose para gestores e profissionais de saúde
Local: On-line, pelo Canal do CIATEN no YouTube