Piauí consolida rede de proteção ao idoso com recorde de conselhos municipais e infraestrutura de ponta

Com investimentos em tecnologia, reforma de abrigos históricos e a criação do Fundo Estadual do Idoso, o Governo transforma o atendimento aos idosos

O ano de 2025 marca um avanço histórico nas políticas voltadas à terceira idade no Piauí. Por meio da Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc), o Governo do Estado consolidou ações que unem infraestrutura, inclusão digital e fortalecimento institucional. O balanço do período destaca a expansão da rede de proteção, com a marca de 136 conselhos municipais ativos, e a entrega de reformas em unidades referência como o Abrigo São José, em Parnaíba, e a Vila do Ancião, em Teresina.

As Instituições de Longa Permanência para Pessoas Idosas (ILPI) receberam intervenções estruturais significativas. O Abrigo São José, em Parnaíba, foi entregue totalmente reformado e ampliado, recebendo novos equipamentos e reforço no quadro de servidores.

  
Piauí consolida rede de proteção ao idoso com recorde de conselhos municipais
Governo do Piauí
 
 
 

Na capital, a Vila do Ancião passou por uma modernização que incluiu a construção de um novo espaço administrativo e a reforma da enfermaria “Raio de Amor”, agora com oito novos leitos. O objetivo é garantir que as ILPIs não sejam apenas locais de moradia, mas centros de cuidado humanizado, com conforto e segurança.

Tecnologia e Saúde Digital

A inovação foi um pilar estratégico em 2025. Pela primeira vez, os residentes das ILPIs passaram a contar com atendimento via telemedicina, por meio do programa Piauí Saúde Digital, agilizando diagnósticos e consultas especializadas.

  
Piauí Saúde Digital
Governo do Piauí
 
 
 

No campo da educação, projetos como o CapacitIA e o Viva Mais Cidadania Digital levaram letramento digital aos núcleos do Programa 60+ em bairros como Mocambinho e Dirceu. A iniciativa busca reduzir o isolamento social por meio da autonomia tecnológica dos idosos.

Fortalecimento institucional e novos recursos

A Superintendência de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa, focou na descentralização das políticas públicas.

· Conselhos Municipais: Foram criados 53 novos órgãos municipais em 2025.

· Fundo Estadual do Idoso: Criado este ano, o fundo permite captar recursos de pessoas físicas e jurídicas para financiar projetos exclusivos para a população idosa.

· Mobilidade: A frota foi reforçada com a aquisição de vans e veículos administrativos com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), facilitando o deslocamento de técnicos e beneficiários.

“Realizamos a VI Conferência Estadual com a participação de 100 municípios, discutindo políticas que garantam um envelhecimento multicultural e democrático”, afirmou a superintendente de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa, Gilvana Gayoso.

  
o Governo do Piauí transformou o atendimento à terceira idade em 2025
Governo do Piauí
 
 
 

Lazer, convivência e prevenção

O calendário de 2025 foi marcado por atividades de integração que reforçaram os vínculos sociais. Desde passeios ao litoral e shoppings até atividades com crianças do Lar da Criança, o foco foi a valorização da história de vida dos residentes.

No âmbito da segurança, o Piauí sediou o II Simpósio de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa e lançou a campanha nacional “Pessoas Idosas – Órfãos de Filhos Vivos”, durante a campanha Junho Violeta. O trabalho foi complementado por um intenso cronograma de capacitações para servidores, abordando desde higiene e prevenção de quedas até cuidados de enfermagem e saúde mental.