A Companhia Porto Piauí e a mineradora Lion Mining, instalada em Piripiri, assinaram contrato operacional nesta terça-feira (23), no Palácio de Karnak, para o escoamento de minério de ferro. O início da operação está previsto para o primeiro semestre de 2026.
O embarque do minério será realizado pela técnica de transhipment, em que embarcações menores, do tipo mini-bulkers, transportam o minério do porto até navios de grande porte. A mineradora vai passar a usar o Porto Piauí para exportar sua produção para países como China, México e Estados Unidos.
O governador Rafael Fonteles destacou que o acordo representa não apenas a ampliação da produção, mas também a possibilidade de agregar valor ao minério dentro do próprio Piauí. “Acreditamos que todo esse minério de ferro será exportado pelo nosso Porto Piauí. Parte dele terá agregação de valor no próprio estado, possibilitando um processo de industrialização dentro do Piauí”, afirmou.
Ele também ressaltou que a operação vai impulsionar a geração de emprego e renda para a população. “Teremos a primeira exportação através do Porto Piauí já em 2026 e também a industrialização desse minério no próprio estado, gerando bens de maior valor agregado e, portanto, mais oportunidades para a nossa população”, disse Rafael Fonteles.
O governador frisou, ainda, o compromisso da empresa e do Governo do Estado com o desenvolvimento sustentável, reforçando que o Piauí deve continuar sendo referência na preservação ambiental. “A perspectiva é que eles continuem investindo, como já fazem a cada ano, sempre com mineração sustentável, respeitando as comunidades do entorno e o meio ambiente. O Piauí é o estado fora da Amazônia com a maior vegetação preservada, e queremos manter essa referência mesmo com o avanço da mineração, do agronegócio e da geração de energia”, finalizou o governador.
Lion Mining
A mineradora Lion Mining fica em Piripiri, a cerca de 180 quilômetros de Luís Correia. A empresa começou a funcionar em 2023 e, atualmente, produz uma média 1,5 milhão de toneladas de minério de ferro por ano, sendo a China sua maior compradora. O minério de ferro é utilizado, essencialmente, para a produção de aço em siderúrgicas.
Segundo a Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), o Piauí tem uma reserva estimada em mais de 1 bilhão de toneladas de minério de ferro, com produção anual de 1 milhão de toneladas. Os números tornaram o Piauí o 6º maior exportador de minério de ferro do Brasil.