Prefeitos recebem máquinas retroescavadeiras e destacam múltiplos benefícios para prestação de serviços públicos

Equipamentos foram adquiridos através do Promaq, programa do Ministério da Agricultura e Pecuária, com recursos de emendas parlamentares

Os prefeitos de 28 municípios que receberam maquinário adquirido através do Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (Promaq), em solenidades ocorridas nesta segunda-feira (06), no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, destacaram os benefícios desses equipamentos para a população em virtude das múltiplas funcionalidades e de sua tecnologia. Ao todo, foram entregues seis máquinas pela manhã e outras 22 à tarde.

Esses equipamentos podem ser utilizados na prestação de diversos tipos de serviços nos municípios, como coleta de lixo, para o auxílio do trabalho de agricultores familiares, limpeza e construção de barreiros e mini-barragens, recuperação de estradas vicinais. “Campo Maior é uma cidade grande, que tem uma demanda grande, então é necessário. A gente já tem duas lá, mas precisa, no mínimo, de mais duas para fazer os atendimentos das estradas vicinais e também da coleta de lixo e algumas demandas da própria comunidade”, comentou o prefeito Joãozinho Félix, de Campo Maior.

  
Prefeitos recebem máquinas retroescavadeiras e destacam múltiplos benefícios para prestação de serviços públicos Gabriel Paulino / CCOM
 
 
 

Já o prefeito de Alto Longá, Belauto Bigode, destacou a importância do maquinário no desenvolvimento do município. “Vai ajudar muito no estocamento, para o agricultor familiar fazer o preparo na hora de fazer a plantação, o escoamento da produção do nosso município, na questão da recuperação das nossas estradas, na construção de barreiro. Então, um equipamento desse é fundamental para o desenvolvimento do nosso município”, comemorou.

O Promaq é um programa desenvolvido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária com o objetivo de garantir o acesso dos pequenos produtores a tecnologias de impulsionamento do trabalho no campo. “O Promaq vem justamente transferir tecnologia para os municípios, para a agricultura familiar, entregando um maquinário de qualidade para que eles consigam realmente semear mais rápido. Além disso, as prefeituras podem arrumar as estradas, construir barreiros e mini-barragens, tanques escavados. É uma oportunidade para poder desenvolver e diversificar a economia dos municípios”, destacou Alysson Pêgo, superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no Piauí.

Pela manhã, foram entregues quatro retroescavadeiras e duas pás-carregadeiras, adquiridas por meio de emendas parlamentares da senadora Jussara Lima e do deputado federal Júlio César Lima. Outras 22 retroescavadeiras adquiridas com uso de emenda do senador Marcelo Castro foram entregues durante a tarde.

“Estamos entregando 22 retroescavadeiras. Recentemente, entregamos aqui 28 tratores e mais sete retroescavadeiras. Então, totalizando 29. E temos mais de 30 para entregar. Essa máquina faz praticamente tudo que precisa numa cidade do interior, desde recolher lixo, desentupir barreiros, recuperar estrada. É uma máquina de multiuso. Nunca tivemos na história um volume tão alto de máquinas entregues como na atual gestão do presidente Lula e do governador Rafael Fonteles”, afirmou o senador Marcelo Castro.

Durante a solenidade, o governador Rafael Fonteles destacou os frutos do trabalho conjunto da bancada federal com o Governo Federal, o Governo do Estado e os municípios. “Estamos celebrando a integração da nossa bancada federal com o presidente Lula. O resultado é a melhoria para vida do povo em todos os municípios do Piauí. Aqui é um exemplo de como o emprego das emendas dos parlamentares federais prestigiando vários municípios com máquinas agrícolas importantes para a produção, para a melhoria das nossas cidades, dos nossos municípios e dos prefeitos integrados nesse processo. Em primeiro lugar estão os municípios e o seu povo, a verdadeira prioridade do governo”, finalizou Rafael Fonteles.

Os municípios contemplados são: Altos, Alto Longá, Avelino Lopes, Campinas do Piauí, Campo Maior, Castelo do Piauí, Cocal, Coivaras, Coronel José Dias, Corrente, Esperantina, Fronteiras, Itaueira, Jacobina do Piauí, José de Freitas, Manoel Emídio, Miguel Alves, Oeiras, Pajeú do Piauí, Paulistana, Pavussu, Piripiri, Regeneração, São João do Piauí, Santa Filomena, Sigefredo Pacheco, União e Valença do Piauí.