Projeto leva cursos profissionalizantes e capacitações a comunidades periféricas de Teresina

Ao todo, serão 15 turmas, com 20 alunos cada, disponibilizando 300 vagas para capacitações

Com foco na formação profissional, no fortalecimento do empreendedorismo e na geração de renda, o Projeto Trilha: Capacitações e Formação Continuada irá ofertar cursos profissionalizantes gratuitos voltados para moradores de comunidades periféricas de Teresina.

A iniciativa busca promover inclusão socioeconômica, estimular competências criativas, empreendedoras e tecnológicas e contribuir para o desenvolvimento local sustentável.

  

Projeto leva cursos profissionalizantes e capacitações a comunidades periféricas de Teresina
Reprodução
   

Ao todo, serão 15 turmas, com 20 alunos cada, disponibilizando 300 vagas para capacitações. Os cursos terão cargas horárias entre 40 e 50 horas/aula e contemplarão diferentes áreas com potencial de geração de renda e inserção no mercado de trabalho.

Serão ofertados quatro cursos de capacitação:

Além das formações, o projeto contará com a realização de três workshops temáticos, voltados especialmente para os participantes dos cursos de Organização de Feiras e Eventos, Gestão de Pequenos Negócios e Empreendedorismo e Ornamentação de Festas Infantis.

Como etapa prática e de integração com a comunidade, ao final das capacitações serão realizadas quatro feiras, organizadas pelas próprias turmas. As feiras irão mobilizar empreendedores locais das comunidades onde os cursos forem ministrados, incentivando a renda de negócios, promovendo visibilidade aos produtos e serviços e estimulando a economia local.

O projeto tem parceria entre o Instituto de Desenvolvimento e Assistência Social do Piauí – IDASPI, junto com a Prefeitura Municipal de Teresina, através Fundação Wall Ferraz. Para a presidente do IDASPI, Cinthia Oliveira, o “Projeto Trilha” vai atender zonas distintas de Teresina.

“Considerando a demanda de inscrições em cada zona da cidade, e até mesmo para garantir participação do público de demanda espontânea, nós queremos descentralizar os cursos. Todos os alunos que concluírem a carga horária exigida receberão certificado de conclusão”, disse a presidente.

No Instagram da Fundação Wall Ferraz, será disponibilizado a quantidade de turmas e os locais que estarão sendo ofertados os cursos.