Projeto oferece diagnóstico gratuito de câncer no Vale do Canindé e anuncia expansão para Chapada das Mangabeiras

No Hospital Regional Deolindo Couto, em Oeiras, foram realizados 463 atendimentos entre consultas e exames.

O Atendimento Médico Especializado Itinerante (Amei), desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento do Nordeste (Idene) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), ofertou à população do Vale do Canindé serviços gratuitos de prevenção e diagnóstico de doenças, com foco no diagnóstico precoce de câncer de pele, colo de útero e próstata. Nos dias 8 e 9 de agosto, no Hospital Regional Deolindo Couto, em Oeiras, foram realizados 463 atendimentos entre consultas e exames com dermatologista, urologista e ginecologista.

  
Projeto oferece diagnóstico gratuito de câncer no Vale do Canindé e anuncia expansão para Chapada das Mangabeiras Divulgação
 
 
 

Segundo a gerente assistencial do Idene, Tamires Dantas, a proposta é levar saúde e informação a comunidades distantes dos grandes centros. “O nosso objetivo é levar saúde à população, oferecendo acesso ao diagnóstico precoce de doenças graves como o câncer de pele,  colo de útero e de próstata. A gente leva também informação e descentraliza o acesso a consultas e exames que podem detectar a doença. O projeto se chama Amei, porque cuidar da saúde é o maior gesto de amor próprio”, destacou.

O superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo, ressaltou a relevância da iniciativa para ampliar a rede de atenção especializada no interior. “Com o projeto, conseguimos garantir que a população do Vale do Canindé tenha acesso a exames e consultas especializadas sem precisar se deslocar para grandes distâncias. Esse tipo de ação é fundamental para diagnosticar precocemente e aumentar as chances de tratamento e cura”, afirmou.

O Vale do Canindé tem como sede Oeiras e abrange os municípios de Bela Vista do Piauí, Cajazeiras do Piauí, Campinas do Piauí, Colônia do Piauí, Conceição do Canindé, Floresta do Piauí, Isaías Coelho, Santa Rosa do Piauí, Santo Inácio do Piauí, São Francisco de Assis do Piauí, São João da Varjota, Simplício Mendes e Tanque do Piauí.

  
No Hospital Regional Deolindo Couto, em Oeiras, foram realizados 463 atendimentos entre consultas e exames Sesapi
 
 
 

Após o sucesso na região, o projeto inicia uma nova etapa na Chapada das Mangabeiras, que tem como sede, Bom Jesus e abrange 21 municípios piauienses. De 15 a 17 de agosto, a equipe estará na Central Diagnóstico Maria Inez Barjud, em Bom Jesus, e nos dias 19 e 20 no Hospital Estadual Dr. João Pacheco Cavalcante, em Corrente, sempre das 08h às 12h e das 14h às 17h.

“Já estivemos no Vale do Canindé por dois dias e tivemos uma excelente adesão. Como a Chapada das Mangabeiras é uma região maior, que abrange uma quantidade maior de municípios, estaremos na região por cinco dias e contamos com a população no sentido de promover o autocuidado e a prevenção”, explicou Tamires Dantas.

A ação contará com médicos especialistas, dermatologista, urologista e ginecologista , além da coordenação do projeto e equipe de logística.

Os municípios da Chapada das Mangabeiras são: Alvorada do Gurguéia, Avelino Lopes, Barreiras do Piauí, Bom Jesus, Corrente, Cristalândia do Piauí, Cristino Castro, Curimatá, Currais, Gilbués, Júlio Borges, Morro Cabeça no Tempo, Monte Alegre do Piauí, Palmeira do Piauí, Parnaguá, Redenção do Gurguéia, Riacho Frio, Santa Filomena, Santa Luz, São Gonçalo do Gurguéia e Sebastião Barros.