Raimundo Júnior é eleito presidente da OAB-PI para o triênio 2025/2027 em eleição histórica

Advogado derrotou o candidato do atual presidente e comandará a Seccional Piauí a partir de 2025

(Atualizada às 0h15 de 01.12) 

Em uma eleição histórica, o advogado Raimundo Júnior, da chapa OAB da Esperança 10, foi eleito o novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seccional Piauí para o triênio 2025/2027. O processo eleitoral foi  realizado durante todo esse sábado (30) em Teresina e nas 20 Subseções espalhadas pelo Piauí. O resultado foi oficializado por volta das 23h30 após um longo atraso na apuração.

Raimundo Júnior desbanca candidato do atual presidente e vence eleição da OAB-PI
Yago Araújo / A10+

   

Raimundo Júnior ganhou a disputa ao lado de sua vice, Raylena Alencar. A chapa 10 conquistou mais de 51% dos votos. Em segundo lugar, a chapa 20, apoiada pelo atual presidente da Ordem, com 44% dos votos. Ela foi formada pelos advogados Aurélio Lobão e Alice Belli. No início, a disputa estava acirrada entre Raimundo e Aurélio, mas depois a chapa 10 conseguiu aumentar a diferença e venceu o processo eleitoral com folga. 

Raimundo Júnior é eleito presidente da OAB-PI
Yago Araújo / A10+

   

Com 100% das seções apuradas, a votação terminou da seguinte maneira: 

Durante a campanha, marcada por ataques, a chapa 10 defendeu uma gestão que prioriza a defesa da advocacia, com foco na valorização dos advogados e na proteção de suas prerrogativas. Algumas pesquisas apontavam Raimundo Júnior como favorito na disputa, principalmente pelo desempenho que ele conquistou na última eleição. 


“Queria agradecer a cada um de vocês. Essa caminhada começamos há 3 anos. Trabalhamos muito ao lado de todos vocês. Queria agradecer a Deus, minha mãe e a todos os meus companheiros de chapa. É um momento importante, vamos retomar um caminho de representatividade e respeito. Precisamos de uma OAB mais humana. É um momento de união, de todos os advogados e advogadas para melhorar nossa advocacia. A Ordem vai ser presidida por um advogado de verdade”, destacou o presidente eleito Raimundo Júnior em entrevista à TV Antena 10.

A nova Diretoria da OAB Piauí será composta por:

A Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí (CAAPI) será presidida por Isabella Nogueira Paranaguá de Carvalho Drummond OAB/PI 8675, com Pablo Enrique Almeida Alves como Vice-Presidente, Ravennya Muara Oliveira Silveira Moreira OAB/PI 10373 como Secretário-Geral, Fidelman Fao Florêncio Fontes OAB/PI 10962 como Secretário-Geral Adjunto, e Rômulo Silva Santos OAB/PI 10133 como Diretor-Tesoureiro.

Fotos abaixo: Yago Araújo / A10+



Em 2021, o advogado Raimundo Júnior quase derrotou o então presidente da OAB-PI, Celso Barros Neto, que acabou sendo reeleito, mas por uma diferença de apenas 59 votos. Na época, Raimundo Jr obteve 2.970 votos (36.79% dos votos válidos) contra 3.029 votos (37.52% dos votos válidos) de Celso Barros Neto.


O resultado, que estava previsto para sair mais cedo, demorou porque houve uma lentidão na apuração das Eleições em virtude da demora na finalização dos dados apurados nas urnas de lona e no interior do estado. Na sede da OAB, as chapas 10 e 20 trocaram farpas durante a apuração, principalmente depois que surgiu a possibilidade da anulação de votos para o grupo de Raimundo Júnior. 

Perfil do advogado

Raimundo de Araújo da Silva Júnior é natural de Guadalupe e atua na Advocacia há 19 anos. Em 2001 foi aprovado no concurso para Agente de Polícia Civil do Piauí, entre 2007 e 2008 fez especialização em Direito Eleitoral e Direito Público. Em 2018 foi eleito Conselheiro Federal Suplente da OAB Piauí e Secretário adjunto da Comissão Nacional de Direito Eleitoral. 

Advogado Raimundo Júnior
TV Antena 10

 

Votação

A votação se estendeu por um período de oito horas, das 10h30 às 18h30. Além de Teresina, a eleição aconteceu em Água Branca, Altos, Barras, Bom Jesus, Campo Maior, Canto do Buriti, Corrente, Esperantina, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Picos, Piracuruca, Piripiri, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Simões, Simplício Mendes, Uruçuí e Valença.

A eleição, que ocorreu das 10h30 às 18h30, teve a participação de mais de 11 mil Advogados (as), com votação simultânea na sede da OAB Piauí em Teresina e nas 20 Subseções do interior do Estado. Também foram registrados 72 votos em branco e 88 nulos.