Reunião discute enfrentamento à seca e destinação adequada de resíduos em Dirceu Arcoverde, no Piauí

Durante o encontro, foram debatidas ações emergenciais voltadas à mitigação dos impactos da estiagem que atinge a região

Com o objetivo de discutir medidas de enfrentamento à seca e a situação do lixão do município, o promotor de Justiça Romerson Maurício de Araújo, titular da 2ª Promotoria de Justiça de São Raimundo Nonato, participou de reunião institucional com o prefeito de Dirceu Arcoverde, Ramon Café, nesta quarta-feira, 21 de janeiro.

Durante o encontro, foram debatidas ações emergenciais voltadas à mitigação dos impactos da estiagem que atinge a região, com destaque para a necessidade de planejamento, uso responsável dos recursos públicos e priorização de políticas essenciais diante do cenário de escassez hídrica.

  

Reunião discute enfrentamento à seca e destinação adequada de resíduos em Dirceu Arcoverde, no Piauí
Divulgação

   

Outro ponto central da reunião foi a problemática do lixão municipal. O promotor de Justiça alertou para os impactos ambientais, sanitários e sociais causados pela destinação inadequada dos resíduos sólidos, ressaltando a importância da adoção de medidas estruturantes e integradas, em conformidade com a legislação ambiental, para garantir a proteção da saúde pública e do meio ambiente.

Como encaminhamento, ficou acordada a realização de uma audiência regional que reunirá representantes dos 13 municípios das regiões da Serra da Capivara e da Serra das Confusões. O objetivo é deliberar sobre a construção de um projeto conjunto que possibilite a resolução definitiva do problema do lixão, por meio de uma solução regional, sustentável e tecnicamente adequada para a destinação final dos resíduos sólidos.