Seca se intensifica no Piauí e atinge pior condição desde 2019, aponta levantamento

A área com seca moderada no estado saltou de 28% para 54%

O Piauí registrou, entre maio e junho de 2025, um avanço significativo da seca em seu território, segundo a atualização do Monitor de Secas. A área com seca moderada no estado saltou de 28% para 54%, marcando a pior condição desde março de 2019, quando 6% do território piauiense enfrentava seca extrema.

De acordo com os dados, divulgados na segunda (21), a intensificação do fenômeno no estado contraria a tendência observada no restante do país, onde a seca se abrandou em todas as regiões geográficas. Em 14 estados brasileiros: Alagoas, Amazonas, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe, o cenário se mostrou menos severo. No entanto, o Piauí, ao lado de Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte e Tocantins, teve agravamento do quadro em junho. 

 
Seca se intensifica no Piauí e atinge pior condição desde 2019, aponta levantamento
Divulgação/ Monitor de Secas
 

Além do aumento na intensidade, o Piauí e o Distrito Federal também foram um dos dois estados com 100% do território atingido pela seca. De acordo com o MO, o cenário preocupa, especialmente por causa do impacto nas atividades agrícolas, nos recursos hídricos e na população rural.

Em nível nacional, o Brasil registrou a menor área com seca desde dezembro de 2023, com o fenômeno presente em 44% do território. Apesar da melhora geral, o Nordeste segue como a região com maior severidade, concentrando 33% de sua área com seca grave, enquanto o Norte teve a condição mais branda em junho.