Secretaria de Segurança solicita ao MP o cancelamento de eventos de “grau” em municípios do Piauí

A medida busca coibir atividades que envolvem manobras perigosas com motocicletas sem a devida regulamentação

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) solicitou ao Ministério Público do Piauí (MP-PI) a expedição de recomendações para proibir eventos de “Grau" nos municípios de Colônia do Gurguéia e Buriti dos Lopes. A medida busca coibir atividades que envolvem manobras perigosas com motocicletas sem a devida regulamentação e sem o uso de equipamentos de proteção, colocando em risco a segurança da população.

Na manhã desta sexta-feira (21), a Promotoria de Justiça de Manoel Emídio expediu uma recomendação para que os organizadores do evento "Show de Manobras", previsto para ocorrer no dia 23 deste mês, na Rua do Grau CDG, em Colônia do Gurguéia, não realizem a atividade nem a divulgação da mesma. 

  

Secretaria de Segurança solicita ao MP o cancelamento de eventos de “grau” em Colônia do Gurguéia e Buriti dos Lopes, no Piauí
Ilustrativa

   

O despacho considera que a prática representa risco à segurança e influencia negativamente jovens e adolescentes ao ser amplamente divulgada em redes sociais e aplicativos de mensagens. Além disso, destaca o impacto no serviço de saúde pública, sobrecarregando unidades de atendimento devido aos acidentes decorrentes dessas manobras.

O documento, assinado pelo promotor de Justiça Maylton Rodrigues de Miranda, ressalta que o "grau" não pode ser considerado um esporte regulamentado, pois não ocorre em local adequado e desrespeita normas de trânsito e segurança. As forças de segurança deverão reforçar a fiscalização e, se necessário, adotar medidas como apreensão de veículos e prisão de envolvidos.

Em Buriti dos Lopes, o MP-PI, instaurou uma Notícia de Fato para investigar e impedir a realização do evento "1º Carnagrau", também previsto para o próximo dia 23. O evento está sendo divulgado pelo perfil da rede social Instagram @colonia_grau_corte. A Promotoria de Justiça identificou os organizadores e determinou a expedição de uma recomendação proibindo a realização e divulgação da atividade, acionando a Polícia Militar, a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Civil para fiscalização.