O secretário da Irrigação e Infraestrutura Hídrica (Sefir), Firmino Paulo, apresentou, nesta quinta-feira (14), um balanço das principais ações desenvolvidas pela pasta em 2025. Entre os destaques, está o investimento de mais de R$ 25 milhões em obras de infraestrutura hídrica voltadas ao enfrentamento da seca no estado.
Segundo o gestor, esses recursos foram aplicados principalmente na região do semiárido, com a perfuração de poços tubulares e a implantação de sistemas de abastecimento de água que estão garantindo fornecimento para famílias de comunidades rurais em 16 municípios.
“Sabemos da seca antecipada que vivemos este ano. Conseguimos prever e, com ações preventivas, levamos esses R$ 25 milhões para comunidades que hoje estão sendo abastecidas. Conseguimos minimizar os impactos graças a essas ações e vamos continuar trabalhando para atender as pequenas comunidades rurais”, destacou.
O secretário também ressaltou o trabalho da Sefir na área da irrigação, com foco na conclusão de dois grandes projetos de relevância nacional — os Platôs de Guadalupe e os Tabuleiros Litorâneos — em parceria com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Nacional (MIDR). Ele explicou que está em andamento o processo para a realização de uma Parceria Público-Privada (PPI), prevista para ocorrer ainda este ano, que permitirá a conclusão da segunda etapa das obras e a implantação de polos de irrigação que irão agregar mais de 15 mil hectares irrigados ao Piauí.
Outro ponto citado foi o trabalho de estudos de viabilidade técnica em importantes barragens do estado, como a do Jenipapo (São João do Piauí), Salinas (São Francisco do Piauí) e a barragem de Piracuruca, com o objetivo de captar investimentos para a criação de novos polos de irrigação estaduais.
Firmino Paulo também destacou as ações realizadas pela Sefir voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar, por meio da distribuição de kits de irrigação e do incentivo à fruticultura irrigada.
“Nós vamos continuar avançando, e trabalhando muito para fortalecer cada vez mais a irrigação do nosso estado. A curto prazo, através da distribuição de kits de irrigação para a agricultura familiar e a média e longo prazo trabalhando para a realização desses novos projetos que irão alavancar cada vez mais a fruticultura irrigada no Piauí. Vamos plantar essa semente na irrigação e também continuar trabalhando na infraestrutura hídrica, fortalecendo cada vez mais as comunidades rurais com esse abastecimento de água”, concluiu o secretário.