Segurança divulga painel de imóveis abandonados no Centro de Teresina; confira a lista

As pessoas poderão denunciar imóveis não cadastrados, inserindo o endereço e fotos das propriedades

A Secretaria de Segurança Pública divulgou, nesta quinta-feira (08), um painel interativo que exibe todos os imóveis abandonados no centro de Teresina. A ação faz parte da Operação Salubridade

O documento inclui um link onde as pessoas poderão denunciar imóveis não cadastrados, inserindo o endereço e fotos das propriedades.

 

Segurança divulga painel de imóveis abandonados no Centro de Teresina; confira a lista
Divulgação/PC
   

“ Este painel mostra todos os imóveis abandonados do centro que foram mapeados pelos Bombeiros. Por isso contamos com a colaboração da sociedade para aumentar nossa base, enviando o endereço do imóvel abandonado, que que não está mapeado, para a secretaria apurar e fiscalizar”, explicou gerente de dados cartográficos da SSP/PI Samuel Barbosa.

De acordo com o gerente, essa ferramenta além de facilitar o trabalho de fiscalização e apuração, garantirá a segurança e revitalização do centro da capital. 

Clique aqui e confira

Sobre a operação 

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí deflagrou a Operação Salubridade com o objetivo de notificar imóveis abandonados no Centro de Teresina. Durante a ação, 10 equipes formadas pela Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros realizam a notificação dos imóveis abandonados com riscos sociais e estruturais.

A meta é notificar 217 de imóveis nos próximos dias na região central da capital. “Estamos comprometidos com a segurança e o bem-estar da população de Teresina. A interdição e fiscalização de imóveis abandonados no Centro da cidade são medidas essenciais para prevenir riscos sociais e estruturais, proteger a comunidade e garantir que todos os espaços urbanos cumpram sua função social”, explicou o secretário de Segurança, Chico Lucas.

A SSP aponta que o Centro de Teresina enfrenta sérios desafios relacionados a imóveis desocupados, o que impacta negativamente a economia e a segurança da região. Segundo pesquisadores do Curso de Ciência Política da Universidade Federal do Piauí, em junho de 2024, havia aproximadamente 1.209 imóveis comerciais desocupados em uma área de menos de 100 quarteirões, resultando em perda de empregos e receitas fiscais.