Segurança Pública e Uespi firmam parceria para prevenção ao assédio e violência de gênero na instituição de ensino

Iniciativa busca promover um ambiente mais seguro e acolhedor para as mulheres da comunidade universitária

A Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) e a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) assinaram nesta terça-feira (26) um código de conduta voltado à prevenção e enfrentamento ao assédio e outras formas de violência de gênero na instituição. A iniciativa, liderada pelo Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (NEVIM), busca promover um ambiente mais seguro e acolhedor para as mulheres da comunidade universitária, incluindo alunas, professoras, servidoras e prestadoras de serviço. 

O projeto abrange mulheres cis e trans que enfrentam ou já enfrentaram situações de violência. A proposta inclui a oferta de atendimentos psicossociais para mulheres em situação de vulnerabilidade. Esses serviços só serão realizados mediante o consentimento das usuárias. Além disso, estão previstas atividades educativas voltadas tanto à comunidade acadêmica quanto à população em geral, com o objetivo de conscientizar e prevenir práticas de assédio e discriminação.

  

Segurança Pública e UESPI firmam parceria para prevenção ao assédio e violência de gênero na instituição de ensino
Reprodução

   

O secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, destacou a relevância da iniciativa da Universidade Estadual do Piauí em estabelecer códigos de conduta, ressaltando ser uma das primeiras instituições a adotar essa medida. 

“É essencial reconhecer a relação hierárquica que existe no ambiente acadêmico, seja na sala de aula, na pesquisa ou na extensão, especialmente entre professores e alunos. Essa relação deve estar fundamentada no respeito, exigindo definições claras sobre condutas adequadas e inadequadas, ou seja, é necessário definir quais são as condutas passíveis de sanção ou de apuração e estabelecer o comportamento esperado pela Uespi e pela SSP”, pontuou o gestor. 

Evandro Alberto de Sousa, Reitor da Universidade Estadual do Piauí, enalteceu a parceria e os esforços voltados para a criação de um ambiente mais seguro e igualitário na universidade.

“Estamos lançando um protocolo de enfrentamento à violência contra a mulher e uma cartilha que vai deixar claro as iniciativas e procedimentos a serem adotados pela academia. Agradecemos a Secretaria de Segurança Pública que tem nos apoiado em todas as ações assumindo um compromisso com nossa instituição”, finalizou o Reitor. 

O Núcleo de Atendimento funcionará no campus Poeta Torquato Neto, em Teresina. Além disso, as mulheres vítimas de violência contarão com o atendimento especializado das delegacias de proteção dos direitos da mulher.