A Secretaria da Justiça do Piauí (Sejus) realizou, nesta segunda-feira (24), a entrega de mais de 150 certificados de 11 cursos profissionalizantes para reeducandos da Colônia Agrícola Major César Oliveira, em Altos. Dentre os cursos concluídos pelos internos da unidade penal estão os de eletricista predial, produção de blocos e pré-moldados de concreto, pedreiro de alvenaria, vendedor, produção de hambúrgueres, pizzaiolo, empreendedorismo, sistema agroflorestal, horticultor, mecânica automotiva e informática avançada.
“Esse momento é muito importante. Estamos planejando essa agenda desde quando assumimos a secretaria pra trazer oportunidades para dentro do sistema. Aqui na Sejus, em todas as unidades, nós estamos gerando oportunidades porque acreditamos na mudança de vida”, frisou o secretário da Justiça, Coronel Carlos Augusto.
As atividades aconteceram em parceria com diversas instituições, como as secretarias estaduais de Educação (Seduc) e Assistência Social (Sasc), Sebrae, Senai, Fundação de Proteção ao Meio Ambiente e Ecoturismo do Estado do Piau (Funpapi), Viana Comunicação e Total Comércio.
“Não temos medido esforços para também dar a nossa parcela de contribuição para trazer esses cursos de formação para os apenados da Major César. Fazemos isso também acreditando que quando tiverem a oportunidade sair da unidade não retornem para o cárcere”, ressaltou Arli Barros, representante da Funpapi.