A camelô Maria Helena, de 74 anos, e a empreendedora Emanuelle Evelin, de 42, mostram que não existe limite de idade para conquistar os próprios sonhos. Ambas se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 e compareceram, neste domingo (10), ao segundo dia de provas. Elas demonstraram confiança para essa segunda etapa do exame que poderá abrir portas para um novo futuro que tanto elas sonham.
Em entrevista ao A10+, Maria Helena contou que trabalha como camelô, mas sonha em cursar biblioteconomia. Desde 2010, ela participa do Enem e, apesar dos desafios que enfrenta, mantém viva a esperança de um dia ingressar no ensino superior.
“A expectativa está muito boa. Está ótima para mim. As provas do primeiro dia, eu sei que eu vou me dar bem. E na segunda eu vou me dar muito melhor”, disse.
A empreendedora Emanuelle, de 42 anos, está tentando pela oitava vez conquistar uma vaga no curso de Administração. Dono de uma pequena loja de cosméticos, ela busca se qualificar para gerenciar seu negócio de forma mais eficiente.
“Estou muito agradecida por estar nesse momento aqui. Acho que é a oitava vez, eu tenho o sonho de cursar Administração porque eu tenho uma pequena lojinha de cosméticos e quero me qualificar para poder cuidar dela” disse.
Emanuelle também mencionou que concilia o trabalho, os cuidados com a filha e os estudos. “Tenho uma filha pequena de 8 anos, mas me preparei apesar da correria com o trabalho e o estudo. Eu trabalho em um comércio também”, finalizou.