Tartaruga ameaçada de extinção faz ninho na frente de bar em praia do litoral do Piauí

Com cerca de um metro de comprimento, o animal foi avistado no fim de semana, e o local já está sendo monitorado pelo Instituto Tartarugas do Delta

Uma tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata) fez seu ninho em frente a um bar na Praia do Arrombado, em Luís Correia, litoral do Piauí. Com cerca de um metro de comprimento, o animal foi avistado no fim de semana, e o local já está sendo monitorado por equipes do Instituto Tartarugas do Delta.

Em entrevista ao A10+, Werlanne Magalhães, bióloga e coordenadora do Instituto, explicou que a espécie é ameaçada de extinção e que todas as medidas de cuidado com o ninho já foram tomadas. A tartaruga é uma fêmea e já havia sido marcada pela equipe na temporada de 2014. Ela destaca que a colaboração da população é fundamental, pois respeitar as áreas de desova, evitar luzes artificiais na praia e não interferir nos ninhos são atitudes que fazem toda a diferença.

  

Tartaruga ameaçada de extinção faz ninho na frente de bar em praia do litoral do Piauí Divulgação
   

“As pessoas precisam compreender que as praias do litoral do Piauí são visitadas por essas tartarugas. Por isso, é fundamental que as pessoas que frequentam e que fazem o uso da orla, entendam isso e que tenham cuidado e responsabilidade social. A praia do arrombado é uma das principais praias de desova”, disse.

Werlanne Magalhães explicou ainda que os proprietários do bar se comprometeram em tomar todos os cuidados necessários. O primeiro deles foi colocar uma espécie de cercado no ninho, para evitar que pessoas e animais o comprometam. “Não colocar mesa, cadeira perto e ela fez esse cerco para evitar que cachorros ou qualquer tipo de animal pudesse cavar e comprometer o ninho. Estamos monitorando todo dia em campo e hoje fechamos com mais de 40 ninhos confirmados”, finaliza. 

  

Animal media cerca de 1 metro de comprimento Divulgação