O governador Rafael Fonteles confirmou o nome de Antônio Luiz Soares Santos como novo secretário de Segurança do Piauí, na manhã desta quinta-feira (22). A mudança de gestão ocorre após Chico Lucas ser escolhido para comandar a Secretaria Nacional de Segurança Pública, a Senasp.
O chefe do executivo estadual ressaltou que Antônio Luiz, que atualmente está à frente da Secretaria de Saúde do Piauí, é um auditor fiscal renomado e "já liderou as pastas da Saúde e da Fazenda do Estado do Piauí, com excelentes resultados alcançados em prol do povo piauiense".
Ainda em nota, o governador destacou que o atual Superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Hamilton Cordeiro Campelo, será o Secretário de Saúde do Estado do Piauí. "Dirceu Campelo é médico hematologista, com atuação por mais de 10 anos no Hospital Albert Einstein em São Paulo, além de pós-graduado em gestão em saúde pela mesma instituição", escreveu.
As mudanças ocorrem oficialmente a partir do mês de fevereiro desse ano.
Escolha de Chico Lucas
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silva escolheu o secretário de Segurança Pública do Piauí, Francisco Lucas Costa Veloso, mais conhecido como Chico Lucas, para liderar a Secretaria Nacional de Segurança Pública, a Senasp. A nomeação foi assinada na noite desta quarta-feira (21).
Chico Lucas estava à frente da Segurança do Piauí desde o início da gestão de Rafael Fonteles (PT). Ele é formado em Direito pela Universidade Federal do Piauí, foi procurador do Estado, presidiu a Associação Piauiense dos Procuradores do Estado (APPE) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Piauí.
Gabriel Paulino
Segundo a mídia nacional, a decisão indica o direcionamento que o ministro Lima e Silva pretende imprimir à pasta: a preferência por um nome do Nordeste, região que o PT tem destacado como referência em segurança pública, e o reconhecimento de um profissional com trajetória no enfrentamento de facções criminosas.
Chico Lucas já havia recebido apoio dos secretários de Segurança do país antes de assumir o novo cargo, inclusive com a divulgação de uma carta do Conselho ao presidente Lula pedindo sua nomeação e a recriação do Ministério da Segurança.