A Universidade Federal do Piauí (UFPI) está com inscrições abertas até 23 de maio de 2025, para o processo seletivo do mestrado profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua). Ao todo, estão sendo ofertadas 24 vagas para o campus da UFPI, em Teresina. O curso vai contar com apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
O coordenador do programa na UFPI, Carlos Ernando da Silva, explica a colaboração efetiva da Semarh com o desenvolvimento das dissertações do ProfÁgua: “A UFPI assinou, em 2025, o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Semarh com intuito de compartilhar e desenvolver diagnósticos e relatórios referentes ao monitoramento hidrometeorológico, qualidade da água, segurança de barragens e ampliação da rede de observadores do Monitor de Secas Nacional”, destaca.
Para o diretor de Recursos Hídricos da Semarh, Felipe Gomes, “a oferta desse mestrado abre portas para a formação de profissionais ainda mais preparados, comprometidos com a sustentabilidade e com a gestão eficiente das nossas águas. A capacitação é um passo importante rumo a um futuro mais justo e equilibrado para todos os piauienses”, afirmou.
O ProfÁgua é uma iniciativa conjunta da Agência Nacional das Águas (ANA) e da Capes visando à formação ampla dos alunos, aliando teoria e prática, de modo a aumentar a eficácia de sua atuação na área de recursos hídricos. O mestrado é um curso stricto sensu, gratuito, presencial e com parte das atividades desenvolvidas em formato híbrido. As aulas terão início em agosto, com duração de 24 meses.
As vagas estão distribuídas da seguinte forma: 11 vagas para ampla concorrência; cinco vagas destinadas a candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos); três vagas para pessoas com deficiência (PcD); e cinco vagas para ações afirmativas diversas (como pessoas trans e em situação de vulnerabilidade social).
Mais informações sobre a oferta no mestrado.